Frísia e fazenda Nova Santa Cruz são reconhecidas pela Nestlé por agricultura regenerativa

Cooperativa e propriedade pioneira em práticas sustentáveis reduzem emissões e fortalecem produção consciente

A Cooperativa Frísia e a fazenda Nova Santa Cruz, localizada em Ponta Grossa (PR), receberam um importante reconhecimento da multinacional Nestlé por suas práticas de agricultura regenerativa. Essa homenagem destaca o compromisso das duas instituições com a sustentabilidade e a produção responsável de cereais para nutrição infantil, reforçando a importância da agricultura consciente para o futuro do planeta.

O reconhecimento foi entregue durante um workshop na Unidade de Beneficiamento de Farinhas da Frísia, evento que também celebrou o centenário da cooperativa. A fazenda Nova Santa Cruz, propriedade do presidente do Conselho de Administração da Frísia, Geraldo Slob, foi avaliada pela consultoria Agrobiota com base no protocolo Framework Nestlé de Agricultura Regenerativa. O resultado foi uma redução de 24% na emissão de carbono em 2024, um marco significativo para a produção sustentável.

Além disso, a Frísia foi reconhecida pela sua valiosa colaboração no desenvolvimento de fazendas sustentáveis, fornecendo ingredientes que fazem parte do projeto de Agricultura Regenerativa da Nestlé. O projeto teve início em 2014, quando a cooperativa criou o moinho para atender às especificações da área de nutrição infantil da empresa. Em 2023, a fazenda Nova Santa Cruz foi apresentada como unidade piloto para a implementação do programa, que começou a ser elaborado no ano anterior.

Jean Andrusko, coordenador de Sustentabilidade da Frísia, destaca que a cooperativa está sempre na vanguarda da agricultura sustentável. Ele explica que o programa Fazenda Sustentável Frísia reúne ações essenciais para promover práticas responsáveis no campo. “Somos parceiros da Nestlé há anos, produzimos para ela um trigo específico para alimentação infantil, que tem uma produção diferenciada. Os cooperados da Frísia já fazem um excelente trabalho, tendo em vista toda a questão do plantio direto, da adubação verde”, afirma.

O programa incentiva práticas sustentáveis no meio rural, oferecendo orientação e avaliação das propriedades em critérios como segurança do trabalho, gestão de processos, treinamento e certificação. As propriedades são enquadradas em níveis conforme o cumprimento dos módulos desenvolvidos.

João Roque de Araújo, coordenador de Agricultura para Cereais da Nestlé no Brasil, ressalta que os critérios avaliados incluem cobertura permanente do solo, rotação de culturas, uso equilibrado de insumos biológicos e químicos, manejo integrado de pragas, preservação ambiental, análise de solo, cuidado com fauna e flora e ausência de desmatamento. “Desde o início, trabalhamos juntos para desenvolver tanto o moinho quanto às fazendas de forma alinhada às nossas práticas de sustentabilidade. A fazenda Nova Santa Cruz evoluiu dentro da nossa ferramenta de avaliação e, hoje, é reconhecida pela Nestlé como uma propriedade regenerativa”, reforça Araújo.

Jean Andrusko complementa que a Frísia não apenas repassa informações aos cooperados, mas também os ajuda a implantar essas práticas, que estão disponíveis para todos que desejam participar do programa Fazenda Sustentável.

Em 2025, a Frísia celebra 100 anos de história, sendo a cooperativa mais antiga do Paraná e a segunda do Brasil. Com valores sólidos como Fidelidade, Responsabilidade, Intercooperação, Sustentabilidade, Integridade e Atitude, a Frísia mantém sua essência cooperativista, promovendo resultados sustentáveis para cooperados, colaboradores, parceiros e a sociedade. A trajetória da cooperativa se confunde com a história do cooperativismo brasileiro, sempre pautada na união e no trabalho coletivo.

Este reconhecimento da Nestlé reafirma o compromisso da Frísia e da fazenda Nova Santa Cruz com uma agricultura que respeita o meio ambiente e contribui para um futuro mais sustentável, especialmente na produção de alimentos voltados para a saúde infantil. (Conteúdo baseado em dados da assessoria de imprensa da Cooperativa Frísia)

EstagiárIA

Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA

👁️ 68 visualizações
🐦 Twitter 📘 Facebook 💼 LinkedIn
compartilhamentos

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar