Celebridades que Inspiram os Brasileiros a Envelhecer com Saúde e Alegria
Pesquisa revela como famosos +40 influenciam hábitos saudáveis e a aceitação da idade no Brasil
Uma pesquisa recente realizada pela Vhita, empresa especializada em suplementos alimentares, revelou quais são as celebridades que mais inspiram os brasileiros a envelhecer bem. O estudo ouviu 500 adultos conectados à internet em todo o país e mostrou que 40% dos entrevistados se sentem motivados por famosos com mais de 40 anos que abordam o tema do envelhecimento de forma positiva.
Entre as personalidades mais citadas, destacam-se as atrizes Cláudia Raia (48%) e Fernanda Montenegro (45%), seguidas pela apresentadora Xuxa (44%) e as atrizes Alessandra Negrini, Glória Pires e Susana Vieira, todas com 42% das menções. No universo masculino, os atores Tony Ramos (26%) e Ary Fontoura (22%) foram os mais lembrados.
Segundo Bárbara Cino, nutricionista da Vhita, “parte do imaginário popular dos brasileiros, estamos falando de celebridades +40 que inspiram, no geral, por encararem a própria idade positivamente, mostrando que é possível envelhecer com alto astral, energia e qualidade de vida”. Ela também destaca o podcast “Pod Nessa Idade?”, apresentado pela atriz Carolina Ferraz, que traz dicas de bem-estar e longevidade para mulheres maduras, reforçando a importância de discutir o tema com especialistas.
A influência dessas celebridades vai além da inspiração: 68% dos entrevistados passaram a praticar exercícios com mais regularidade, 61% começaram a se preocupar mais com a alimentação e 60% intensificaram os cuidados com a pele após se motivarem pelos exemplos públicos. Além disso, 19% interromperam hábitos prejudiciais, como fumar, buscando uma vida mais saudável e uma velhice confortável.
O estudo também abordou o papel social das celebridades no combate ao etarismo — preconceito contra a idade. Para 73% dos entrevistados, essas figuras públicas são fundamentais para incentivar hábitos melhores, e 65% acreditam que elas ajudam a mostrar que envelhecer com naturalidade é possível. Já 44% afirmam que essas celebridades são essenciais para discutir o etarismo em diferentes contextos sociais, como no trabalho e na mídia.
A pesquisa da Vhita reforça como a imagem positiva de pessoas maduras na mídia pode transformar a percepção do envelhecimento, promovendo saúde, autoestima e qualidade de vida para o público feminino e masculino. Celebridades que assumem sua idade com confiança e adotam hábitos saudáveis se tornam verdadeiros exemplos para quem deseja envelhecer com dignidade e alegria.
Para mais informações sobre longevidade e bem-estar, acompanhe conteúdos especializados que ajudam a transformar o envelhecimento em uma fase de plenitude e cuidado.
Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA



