Brasileira lidera design inovador em app de realidade mista para aprender japonês
Multiverse Kaitenzushi une cultura, tecnologia e educação em experiência imersiva gamificada
Com dados da assessoria de imprensa, o universo da tecnologia e da educação ganha um novo destaque com o lançamento do Multiverse Kaitenzushi, um aplicativo global de realidade mista para o aprendizado do alfabeto japonês. Desenvolvido pela startup canadense Kore Meta Inc., o projeto conta com a liderança da designer brasileira Marina Rockett na área de experiência do usuário (UX), que integra a equipe desde 2024.
O Multiverse Kaitenzushi foi criado durante o Meta Presence Platform Hackathon, em Nova York, onde foi premiado entre os Top 3 na categoria Desenvolvimento de Habilidades. Desde então, a equipe internacional da Kore Meta tem trabalhado para transformar o protótipo em um jogo educacional completo, que chega ao público em acesso antecipado na Meta Horizon Store ainda em outubro.
O diferencial do aplicativo está na proposta de aprendizado gamificado em um ambiente que simula um restaurante de sushi com esteira. Cada sílaba do japonês funciona como ingrediente para preparar pratos, unindo movimento, som e cultura para facilitar a memorização dos caracteres hiragana e katakana. “Não são exercícios repetitivos, mas uma experiência multissensorial. O jogador monta pratos, ouve áudio nativo e interage com elementos autênticos da cultura japonesa. É aprender brincando”, explica Miji Lee, fundadora e CEO da Kore Meta.
A inovação principal está na realidade mista, que permite ao usuário enxergar seu ambiente real, como a própria sala de jantar, integrado ao espaço virtual do jogo. “Essa fusão entre o real e o virtual é o diferencial do projeto”, destaca Marina Rockett. A experiência foi desenvolvida ao longo de dois anos, com prototipagem em Unity e Meta Presence Platform, validações em playtests e hackathons, e refinamentos constantes em arte, áudio e usabilidade.
Além da tecnologia, o projeto se apoia em uma metodologia pedagógica sólida, fruto da experiência de Miji como professora de idiomas. A aprendizagem ocorre de forma lógica e divertida, com as sílabas japonesas representadas pelas peças do sushi, permitindo que o usuário aprenda palavras novas enquanto monta receitas. Marina compara a experiência a um “Duolingo em realidade mista”.
O público-alvo é amplo e inclui iniciantes, estudantes, fãs de anime e cultura japonesa, viajantes, famílias e educadores que buscam uma ferramenta de alfabetização envolvente e acessível. A diversidade da equipe internacional também é um ponto forte, trazendo diferentes perspectivas para criar uma solução com apelo global.
O acesso antecipado ao Multiverse Kaitenzushi estará disponível para os headsets Meta Quest 3, 3S e Pro, com lançamento completo previsto para o final de 2025 e atualizações futuras planejadas. Essa iniciativa representa uma conexão inspiradora entre o Brasil e o centro da inovação tecnológica mundial, unindo cultura, educação e tecnologia de forma inédita.
Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA



