Juazeiro recebe o 10º Encontro do Fórum de Educação Permanente dos Conselhos de Saúde do Nordeste
Evento reúne conselheiros para fortalecer o controle social e debater o financiamento do SUS na região
Juazeiro, na Bahia, é palco do 10º Encontro do Fórum de Educação Permanente e Continuada dos Conselhos de Saúde do Nordeste, realizado entre os dias 22 e 24 de outubro. O evento, sediado na Faculdade Estácio Idomed – Instituto de Educação Médica, reúne conselheiros e representantes de diversos estados nordestinos para discutir temas essenciais ao fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e ao controle social.
Com o tema “Orçamento e planejamento, emendas parlamentares, repasse fundo a fundo, créditos suplementares, verbas legais para o controle social, funções programáticas e a execução financeira na prestação de contas para os conselhos de saúde”, o fórum busca aprofundar o debate sobre o financiamento público da saúde e o papel dos conselhos na fiscalização dos recursos. A iniciativa é fundamental para garantir a transparência e a efetividade das políticas públicas de saúde.
Segundo Núbia Santana Bispo, coordenadora geral do fórum, o encontro é uma oportunidade para discutir as vulnerabilidades enfrentadas pelos conselhos de saúde em cada estado. “A gente sabe que existe uma vulnerabilidade muito grande para ser discutida dentro do controle social e nada melhor do que pra gente ir para cada estado e entender as vulnerabilidades de cada um. Também entendemos que a educação é a base da construção e a gente está aqui para realizar mais uma edição buscando enriquecer nosso discurso para a construção das políticas públicas com a melhor qualidade para o nosso povo”, destaca.
A abertura contou com ampla participação de conselheiros municipais e estaduais, que refletiram sobre temas como “Vulnerabilidades sociais, índice de desenvolvimento humano e a saúde como um direito universal” e “Percentual mínimo constitucional no conceito e contexto das ações e serviços públicos de saúde”. Os debates reforçaram a importância de assegurar a universalidade do SUS e a correta destinação dos recursos para seu fortalecimento.
O secretário de Saúde de Juazeiro, Helder Coutinho, reafirmou o compromisso da secretaria com o controle social e a transparência. “Nós encontramos a secretaria de Saúde numa situação bem complicada de uma verdadeira desconstrução do sistema único de saúde e tem sido um desafio reconstruí-lo. E este evento ele vem justamente para fortalecer a participação dos nossos conselheiros no controle social e nas tomadas de decisões dentro da Secretaria Municipal de Saúde”, afirmou.
O encontro segue até sexta-feira (24), com mesas de discussão, painéis temáticos e troca de experiências voltadas à educação permanente dos conselheiros e à ampliação da participação popular nos processos de planejamento e execução das políticas de saúde. Para Jamacy Mendes, coordenador geral adjunto do fórum, a iniciativa promove a transmissão de conhecimentos entre conselhos estaduais e municipais, fortalecendo a educação continuada.
Marcos Gêmeos, presidente do Conselho Estadual de Saúde da Bahia, ressaltou a importância de Juazeiro sediar o evento, destacando a oportunidade para que conselheiros locais e regionais possam contribuir e se atualizar. O 10º Encontro é uma realização conjunta do Fórum Regional, do Conselho Municipal de Saúde de Juazeiro, do Conselho Estadual de Saúde da Bahia, da Secretaria Municipal de Saúde de Juazeiro e da Faculdade Estácio Idomed Juazeiro.
Este post foi elaborado com informações da assessoria de imprensa, destacando um importante momento de formação e diálogo para o fortalecimento do SUS e do controle social na saúde pública do Nordeste.

Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA