Professora da FGV é única mulher palestrante em simpósio internacional na Universidade de Barcelona
Ísis Fontenele destaca a gestão humanizada e cultura organizacional na advocacia contemporânea
Com dados da assessoria de imprensa, destacamos a participação da professora e escritora Ísis Fontenele, única mulher palestrante brasileira no CONSINTER – Conselho Internacional de Estudos Contemporâneos em Pós-Graduação, que acontece entre os dias 22 e 24 de outubro de 2025 na Universitat de Barcelona, Espanha.
Especialista em gestão e cultura organizacional, Ísis Fontenele levará ao simpósio sua expertise sobre a importância da gestão humanizada no setor jurídico. Doutoranda em Administração e mestre em Gestão de Pessoas, a professora da Fundação Getulio Vargas (FGV) participará do painel “Dimensión Social y Económica de la Justicia”, onde discutirá como a liderança consciente e a cultura organizacional podem fortalecer a advocacia contemporânea, tornando-a mais ética, inovadora e sustentável.
Fontenele é pioneira ao aprofundar o tema da cultura organizacional na advocacia, desde seu livro “Gestão da Cultura na Advocacia” (2019) até sua obra mais recente, “Liderança e Cultura Organizacional na Advocacia” (2024), que será apresentada durante o evento. Ela explica: “Na minha palestra, vou contextualizar o tema liderança e a cultura organizacional, mostrando como o assunto pode contribuir para fortalecer a advocacia contemporânea”.
A professora pretende provocar uma reflexão sobre a transformação proporcionada pela gestão humanizada e consciente nos escritórios de advocacia. “O foco será a importância de cultivar culturas saudáveis, líderes conscientes, equipes integradas e organizações jurídicas mais éticas, inovadoras e sustentáveis”, afirma.
Com base em seu novo livro, Ísis defende que a cultura organizacional é um ativo estratégico capaz de fortalecer o propósito, a colaboração e a sustentabilidade dos escritórios e departamentos jurídicos. Ela ressalta também a necessidade de desenvolver pessoas, formar líderes mais humanos e conscientes, e criar ambientes onde diversidade e inclusão sejam práticas reais, não apenas discursos.
A professora destaca ainda a relevância da presença brasileira em eventos internacionais: “Acredito que cada presença brasileira em eventos internacionais mostra ao mundo que o Brasil é capaz de produzir reflexões profundas e inovadoras sobre o Direito. Nós unimos rigor técnico, sensibilidade social e uma capacidade ímpar de adaptação e criatividade”.
Para Ísis Fontenele, a participação de profissionais brasileiras em espaços globais reforça que o Direito pode e deve dialogar com gestão, cultura e propósito, trazendo uma visão plural e humana para o debate internacional.
O CONSINTER é uma instituição sem fins lucrativos que promove a autonomia individual e o pensamento integrador, estimulando o desenvolvimento pessoal e social por meio da produção acadêmica internacional. A participação de Ísis Fontenele reforça a importância da gestão humanizada e da liderança consciente no fortalecimento da advocacia contemporânea, inspirando mulheres e profissionais do setor jurídico a inovar e transformar suas práticas.
Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA



