Paranaense supera câncer e cria plataforma para incentivar hábitos saudáveis na educação
Após vencer o câncer, Marcos Rinaldi transforma sua experiência em um projeto que apoia profissionais da educação a cuidarem da saúde física e emocional
Com dados da assessoria de imprensa, conheça a inspiradora história de Marcos Rinaldi, paranaense que venceu o câncer e transformou sua superação em um propósito maior: ajudar pessoas a criarem hábitos saudáveis por meio da tecnologia.
Após receber o diagnóstico de câncer em um momento delicado da vida — dois meses após se tornar pai — Marcos percebeu que precisava mudar radicalmente seu estilo de vida. “Descobri o diagnóstico após dez anos de sedentarismo, que me renderam 30 kg a mais e uma obesidade grau 2. A obesidade é fator de risco para o tipo de câncer que eu tive. Receber essa notícia com um filho recém-nascido foi o que me fez mudar tudo”, relembra.
Com foco na reeducação alimentar, prática de exercícios e cuidado emocional, ele perdeu mais de 20 kg e venceu a doença. Essa transformação pessoal o motivou a criar a Fortalece, uma plataforma que promove saúde física, emocional e social, especialmente para profissionais da educação — segmento que ele conhece de perto, inspirado pela esposa professora e pela mãe que foi zeladora escolar por mais de 20 anos.
Em 2022, um piloto com 300 professores revelou um cenário preocupante: muitos apresentavam indicadores de bem-estar abaixo da média, com altos índices de ansiedade e depressão. “Uma pesquisa da Fundação Nova Escola mostrou que 28% dos professores afirmaram já ter sofrido ou estar com depressão, 61% sentem-se frequentemente ansiosos e 21,5% avaliam sua saúde mental como ruim ou péssima”, destaca Marcos.
Diante disso, a Fortalece Educação foi criada para atender especificamente esses profissionais, oferecendo aulas de yoga, meditação, ginástica laboral e pilates, além de mensagens motivacionais diárias. A plataforma utiliza neurociência, tecnologia e gamificação para incentivar a adoção de hábitos saudáveis, com desafios semanais e competições amigáveis que estimulam a participação e o engajamento.
Em 2024, a ferramenta foi validada com mais de dois mil profissionais em municípios do Paraná, recebendo apoio da Secretaria de Inovação e Inteligência Artificial do Estado. Agora, a Fortalece está disponível para outras secretarias de educação, com uma versão gratuita para redes municipais, ampliando o acesso à saúde e qualidade de vida para professores e colaboradores da educação.
Marcos ressalta que melhorar a autoestima, o sono e a disposição, além de reduzir a ansiedade, pode elevar a capacidade cognitiva dos educadores e a qualidade do ensino no Brasil. “Nosso maior legado é o impacto na vida deles. Um pequeno incentivo hoje pode mudar o destino de alguém para uma vida mais longa e feliz.”
Para saber mais, acesse: https://playfortalece.com/edu
Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA



