Construtora de SC oferece mamografias gratuitas para colaboradoras no Outubro Rosa
Iniciativa reforça a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e o cuidado contínuo com a saúde feminina
No Brasil, o câncer de mama é o tipo mais incidente entre as mulheres, representando 28% de todos os diagnósticos, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) para o período de 2023 a 2025. A estimativa é de uma média anual de 73.610 novos casos em todo o país. Em Santa Catarina, a situação é ainda mais preocupante, com uma taxa de incidência ajustada de 74,79 por 100 mil mulheres, a mais alta do Brasil, e 3.860 novos casos previstos para o triênio.
Em meio a esse cenário, iniciativas corporativas ganham destaque ao estimular a prevenção e o diagnóstico precoce. Um exemplo é o Grupo J.A. Russi, uma das principais construtoras de Santa Catarina, que há anos oferece, durante o Outubro Rosa, o exame de mamografia gratuito para suas mais de 40 colaboradoras. A ação visa facilitar o acesso ao exame e reforçar a importância do cuidado contínuo com a saúde feminina.
Débora Alves, fiscal financeira da empresa, destaca o impacto positivo dessa iniciativa em sua vida: “Eu descobri meu primeiro nódulo ainda jovem, com 22 anos, precisei de exames e biópsia para afastar a possibilidade de câncer. Desde então, meu médico recomendou que eu fizesse a mamografia anualmente. Há quatro anos, desde que comecei a trabalhar na J.A. Russi, tenho esse exame garantido pela empresa. Isso me dá tranquilidade, porque sei que não vou deixar passar. É um cuidado especial, um gesto que mostra que a gente não é apenas colaborador, mas que existe uma preocupação real com a nossa saúde.”
Além do cuidado pessoal, a experiência de Débora é marcada pelo impacto familiar. Seu pai enfrentou um câncer por sete anos e, graças ao diagnóstico precoce, está bem atualmente. “No mesmo dia em que recebi meu resultado, ele foi buscar o dele. Essa situação mexeu muito comigo, reforçou a importância de manter o acompanhamento em dia e de não ignorar os sinais”, relata.
A presidente do Grupo J.A. Russi, Suzana Russi Chiamenti, ressalta que a ação faz parte da cultura de cuidados da empresa e tem o objetivo de inspirar outras organizações a se engajarem na causa. “Como mulher, sei da importância de cuidar da saúde e de ter acesso a exames que podem salvar vidas. Mais do que um benefício e um incentivo, é uma forma de demonstrar gratidão pela dedicação diária, além é claro, do respeito e da valorização que elas e todas as mulheres merecem. O Outubro Rosa é um mês simbólico, mas a nossa intenção é estimular o cuidado durante todo o ano. O diagnóstico precoce desta doença é fundamental para ampliar as chances de cura e salvar vidas.”
Essa iniciativa reforça a importância da prevenção e do acesso facilitado a exames essenciais para a saúde da mulher, mostrando que o cuidado vai além do ambiente pessoal e pode ser um compromisso também do ambiente de trabalho.
Conteúdo produzido com base em informações da assessoria de imprensa.
Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA



