Campanha “Saúde Sem Engano” alerta para fraudes médicas e promove a digitalização segura

Conheça a iniciativa que orienta sobre a validação de documentos digitais para garantir sua autenticidade na saúde

A campanha “Saúde Sem Engano” é uma iniciativa que reúne entidades dos setores de tecnologia e saúde com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a identificação e o combate às fraudes médicas por meio da digitalização. Com dados fornecidos pela assessoria de imprensa da campanha, destacamos como essa ação pode transformar a relação entre pacientes, profissionais e instituições, trazendo mais segurança e transparência para o setor.

A campanha orienta pacientes e instituições sobre o uso de ferramentas oficiais para validar documentos digitais, como atestados, receitas, exames e relatórios médicos. O site oficial da iniciativa (www.saudesemengano.com.br) oferece materiais educativos, dicas para identificar sinais de falsificação e canais para denúncias, fortalecendo a proteção contra fraudes.

Criada pela Saúde Digital Brasil (SDB), a campanha conta com o apoio de 12 entidades importantes, entre elas a Associação Brasileira de CIOs em Saúde (ABCIS), Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed) e Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo (Sindhosp). Essa união reforça a importância do tema e a necessidade de disseminar boas práticas para garantir a autenticidade dos documentos médicos.

Segundo Carlos Pedrotti, presidente da SDB, “Sabemos que o problema de fraudes e falsificações são temas presentes em qualquer setor, inclusive na saúde. A tecnologia é a chave para reduzir as brechas para fraudes e aumentar a confiança, trazendo mais transparência para toda a sociedade. Felizmente, o Brasil já tem soluções tecnológicas oficiais do governo para garantir segurança em documentos digitais – o que precisamos é conscientizar, cada vez mais, que essas ferramentas existem”.

Desde 2020, a legislação brasileira exige que documentos digitais emitidos por profissionais de saúde possuam assinatura digital ICP-Brasil, uma tecnologia que utiliza identidade digital única e biometria para garantir a segurança. Com essa assinatura, qualquer pessoa ou instituição pode verificar a autenticidade do documento em segundos e gratuitamente, por meio da ferramenta oficial do Governo Federal chamada Validar ITI.

Em 2024, foram realizadas cerca de 25 milhões de validações com o Validar ITI, que analisa formato, validade, data da assinatura e dados do profissional da saúde. Para utilizar a ferramenta, é necessário ter o arquivo digital original (não fotos ou digitalizações), acessar o site validar.iti.gov.br ou o aplicativo “Validar QR Code”, enviar o documento para análise e conferir o resultado, que pode ser válido, indeterminado ou reprovado.

Caso o documento seja reprovado ou inconclusivo, o paciente deve entrar em contato com o médico para solicitar a reemissão conforme as normas legais. Essa prática fortalece a segurança na saúde e protege tanto os pacientes quanto os profissionais contra fraudes.

A campanha “Saúde Sem Engano” é um passo importante para ampliar o conhecimento sobre a digitalização na saúde e garantir que documentos médicos sejam confiáveis e seguros. Para saber mais, acesse o site oficial e fique atento às orientações para proteger sua saúde e seus direitos.

Conteúdo produzido com dados da assessoria de imprensa da campanha “Saúde Sem Engano”.

EstagiárIA

Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA

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