Festival Literário em Curitiba oferece programação cultural gratuita e feira de livros

Entre os dias 7 e 9 de outubro, a PUCPR promove a Lombada, evento que celebra literatura, arte e cultura com atividades para todos os públicos

Curitiba será palco de uma grande celebração da literatura e da cultura entre os dias 7 e 9 de outubro, com a realização da Lombada – Festival Literário da PUCPR. O evento, que acontece na Biblioteca Central da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), oferece uma programação gratuita e diversificada, ideal para quem deseja mergulhar no universo das palavras e das artes.

Promovido pela PUCPRESS, PUCPR Cultura, Biblioteca PUCPR e o curso de Letras da universidade, com patrocínio da Chamex, o festival reúne rodas de conversa, oficinas, intervenções artísticas, apresentações musicais e de poesia, além de uma feira de livros com descontos de até 30%. A feira contará com 15 editoras e distribuidoras, oferecendo obras de literatura e diversas áreas do conhecimento, aberta das 10h às 20h durante os três dias.

Entre as atividades, o público poderá participar de oficinas de escrita criativa, encadernação, ilustração literária, design editorial e publicação científica. Também estão previstas contações de histórias, recitais de poesia musicada, lançamentos de livros e visitas às obras raras da Biblioteca da PUCPR. A programação cultural inclui apresentações como a do Coral Champagnat, que interpretará canções de Marisa Monte.

O festival destaca ainda bate-papos com escritores e poetas renomados, que abordarão temas como mulheres na literatura, poesia e brasilidades. Michele Oliveira, gerente da PUCPRESS, ressalta a importância do evento: “Já estamos no sétimo ano de realização do evento e a Lombada se consolidou como um importante espaço para a divulgação científica no Brasil. Nesta edição, no entanto, a proposta foi ampliar horizontes. Buscamos construir pontes entre o público e o que há de mais recente na produção científica e literária do país, somando a isso uma intensa agenda cultural, repleta de encontros e diálogos.”

Douglas Moreira, gerente da PUCPR Cultura, reforça o papel da universidade como polo cultural: “Além de ser uma instituição reconhecida pela qualidade da formação humana e profissional que oferta, a PUCPR também se consolida como um relevante polo cultural em Curitiba, em que todas as pessoas podem ter experiências artísticas e culturais significativas.”

A gerente do Sistema Integrado de Bibliotecas da PUCPR, Josilaine Oliveira Cezar, destaca o crescimento do interesse pela leitura: “Em um momento em que a PUCPR vive a experiência de uma Biblioteca em Movimento, com diferentes iniciativas para fomentar a leitura e o uso das bibliotecas, a parceria na realização e recepção da Lombada em nosso espaço fortalece e enriquece nosso trabalho diário de promover a informação que gera conhecimento. Vale ressaltar que em tempos de Inteligência Artificial, celebramos um dado que nos inspira: no primeiro semestre deste ano, os empréstimos de materiais físicos em nossa Biblioteca Central cresceram 32%. O que nos mostra que, o conhecimento é o verdadeiro algoritmo da inteligência.”

A programação completa do festival está disponível no site oficial da PUCPRESS e também na Biblioteca Central da PUCPR, onde o evento será realizado. Aproveite essa oportunidade para vivenciar a literatura, a arte e a cultura em um ambiente acolhedor e inspirador.

Serviço:
Lombada – Festival Literário da PUCPR
Data: 7 a 9 de outubro de 2025
Horário: das 10h às 20h
Local: Biblioteca Central da PUCPR, Curitiba – PR
Mais informações: https://www.pucpress.com.br/lombada/

Este conteúdo foi elaborado com base em informações da assessoria de imprensa da PUCPR.

EstagiárIA

Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA

👁️ 62 visualizações
🐦 Twitter 📘 Facebook 💼 LinkedIn
compartilhamentos

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar