A importância da escola na formação emocional e social das crianças

Como o ambiente escolar vai além do ensino tradicional para promover o desenvolvimento integral na infância

Durante a infância, um dos ambientes mais importantes para as crianças é o escolar. Em uma sociedade saturada de informação e em constante desenvolvimento, o papel da escola deve ultrapassar o ensino tradicional, afinal, esse é o primeiro ambiente social estruturado fora do núcleo familiar.

De acordo com dados do IBGE, em 2023, a Educação Infantil retomou os patamares da pré-pandemia. Em comparação com o ano anterior (2022), a frequência escolar de zero a três anos e de quatro a cinco anos aumentou para 38,7% e 92,9%, respectivamente. Isso simboliza o espaço importante que a escola ocupa no dia a dia das crianças desde pequenas.

“A função do ambiente escolar é atuar como um catalisador do desenvolvimento integral da criança, passando pelo emocional, social e cognitivo. O contato com essa estrutura fora do núcleo familiar ajuda no desenvolvimento das emoções, da convivência, assim como da identidade social e também da adaptabilidade”, explica a Diretora-Pedagógica de Educação Infantil da Rede Alfa CEM Bilíngue, Mariane Araújo.

Segundo a educadora, a escola é o lugar onde a criança descobre quem ela é no mundo e como se relacionar com ele. Além disso, o ambiente contribui para a formação ao fomentar a compreensão do equilíbrio entre a liberdade individual e o respeito aos limites necessários à convivência social.

Mariane ressalta que na Educação Infantil, criamos combinados para promover uma convivência harmoniosa, garantir a organização e estabelecer limites que favoreçam o bem coletivo. O limite, quando bem estabelecido, na verdade, liberta a criança para explorar o mundo com segurança.

“O segredo está em equilibrar autonomia e comprometimento, guiando ações para o bem comum, mas preocupando-se com a individualidade. Trabalhar valores como a responsabilidade, a empatia e a cooperação é essencial para construir um ambiente onde todos contribuam com respeito e harmonia, fortalecendo tanto as relações quanto os objetivos coletivos.”

Diante desse cenário, fica evidente que o papel da escola vai além da transmissão de conteúdos. Ela se torna uma parceira essencial na formação de cidadãos conscientes, empáticos e responsáveis. Investir em ambientes escolares que valorizam o desenvolvimento integral das crianças é garantir que, desde cedo, elas cresçam com ferramentas para lidar com o mundo de forma equilibrada, respeitosa e segura.

M

Por Mariane Araújo

Diretora-Pedagógica de Educação Infantil da Rede Alfa CEM Bilíngue

Artigo de opinião

👁️ 51 visualizações
🐦 Twitter 📘 Facebook 💼 LinkedIn
compartilhamentos

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar