FIESP recebe base gratuita de cuidados em trombose na véspera do Dia Mundial

Avenida Paulista oferece exames e orientações para prevenção da trombose no domingo, 12 de outubro

No domingo, 12 de outubro, a população de São Paulo terá acesso gratuito a uma base de cuidados em trombose instalada no térreo do prédio da FIESP, na Avenida Paulista. A ação, realizada pela Sociedade Brasileira de Trombose e Hemostasia (SBTH) em parceria com o Centro de Doenças Tromboembólicas do Hemocentro da Unicamp (CDT), acontece das 10h às 15h, na véspera do Dia Mundial da Trombose, celebrado em 13 de outubro.

O evento tem como objetivo principal informar e conscientizar o público sobre a trombose, uma doença que causa mais de 200 internações diárias no Brasil, muitas delas evitáveis com prevenção e conhecimento adequados. A base de cuidados estará localizada em frente ao acesso da estação de metrô Trianon-MASP e contará com quatro estações informativas, onde especialistas esclarecerão dúvidas sobre trombose venosa e arterial, fatores de risco como obesidade, tabagismo, sedentarismo, uso de anticoncepcionais, cuidados para gestantes e pacientes com câncer, além de alertar para as graves consequências da doença, como embolia pulmonar, infarto e AVC.

Além das informações, o público poderá realizar exames gratuitos no local, incluindo eletrocardiograma, glicemia, bioimpedância, aferição de pressão arterial, avaliação da circunferência abdominal e insuficiência venosa nas pernas. A iniciativa visa estimular a prevenção por meio de medidas simples, como movimentação corporal, hidratação, controle de peso e uso correto de meias compressoras.

Segundo dados da Sociedade Internacional de Trombose e Hemostasia (ISTH), são cerca de 10 milhões de casos de trombose venosa no mundo a cada ano, com aproximadamente 100 mil mortes. No Brasil, o Ministério da Saúde registrou mais de 36 mil novos diagnósticos nos primeiros seis meses de 2025. A embolia pulmonar, complicação grave da trombose, tem taxa de mortalidade de 30%.

A hematologista Joyce M. Annichino, presidente da SBTH, destaca a importância da informação: “Com medidas simples no nosso dia a dia, é possível baixarmos muito o risco de trombose, que é a terceira causa de óbito entre as enfermidades cardiovasculares. Para que isto aconteça, todos precisamos nos unir para informar corretamente a população, estimulando a prática de medidas simples como movimentação do corpo, hidratação, controle de peso, uso de meias compressoras, não fumar, prevenção em hospitalização e viagens longas, indicação do anticoncepcional adequado e, quando necessário, o uso de anticoagulantes recomendados pelo médico.”

Ainda no domingo, às 9h, uma caminhada sairá do Hospital Sírio-Libanês até a FIESP para chamar a atenção sobre a gravidade da trombose e a importância da prevenção. O público pode participar mediante inscrição no site da SBTH para receber uma camiseta do evento.

O Dia Mundial da Trombose, criado em 2014 pela ISTH, busca promover educação e prevenção por meio de campanhas e eventos globais, com monumentos iluminados nas cores azul e vermelho, simbolizando o sangue arterial e venoso.

Além da base na Avenida Paulista, a SBTH realizará nos dias 14 e 15 de novembro o 4º Simpósio Internacional da Sociedade Brasileira de Trombose e Hemostasia, em São Paulo, reunindo profissionais para discutir avanços no combate à trombose.

Esta iniciativa conta com o apoio da FIESP e diversas empresas, reforçando o compromisso com a saúde pública e a disseminação de informações que podem salvar vidas.

Este conteúdo foi elaborado com dados da assessoria de imprensa da Sociedade Brasileira de Trombose e Hemostasia.

EstagiárIA

Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA

👁️ 52 visualizações
🐦 Twitter 📘 Facebook 💼 LinkedIn
compartilhamentos

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar