Médica colombiana leva alegria e conscientização no Outubro Rosa com personagem inspirada em Shakira
Com figurinos glamourosos e música latina, Dra. Sandra Lopez humaniza atendimentos e reforça a prevenção do câncer de mama
Durante o Outubro Rosa, a médica ginecologista colombiana Sandra Lopez se destaca por uma iniciativa que une conscientização, alegria e humanização dos atendimentos em hospitais públicos do litoral paulista. Conhecida por sua personagem Lupita Glamurosa, a doutora visita prontos-socorros e postos de saúde em Guarujá e Mongaguá, levando não apenas exames e orientações, mas também uma energia positiva que transforma o ambiente hospitalar.
Lupita Glamurosa é uma criação da médica, que há quatro anos utiliza vestidos brilhantes, coroas e muita música latina para interagir com pacientes, especialmente mulheres em tratamento ou prevenção do câncer de mama. “No final da consulta, a paciente colocará a coroa de Lupita que representa uma transmissão de energia. Quem não gosta de se sentir uma rainha?”, explica Sandra, que também visita pacientes com câncer de mama para levar alegria.
A médica reforça a importância do diagnóstico precoce para aumentar as chances de cura e diminuir tratamentos invasivos. Ela destaca os principais tipos da doença, o carcinoma ductal e lobular, e dá dicas essenciais para prevenção: “Faça autoexame e a mamografia regularmente, tenha alimentação saudável, pratique atividades físicas, evite consumo de cigarros e álcool, amamente pelo máximo de tempo possível”.
Além de atuar nos hospitais humanos, Lupita também visita hospitais veterinários, ressaltando que os animais de estimação também podem desenvolver câncer de mama. Essa abordagem ampla reforça o compromisso da médica com a saúde e o bem-estar em todas as formas de vida.
Sandra conta que sua inspiração para criar Lupita veio da cantora Shakira, também colombiana, cuja música e carisma são usados para animar os ambientes hospitalares. “Eu adoro a Shakira. Admiro pelo seu talento, profissionalismo, beleza e principalmente pelo seu carisma. Além das grandes obras sociais que ela faz”, comenta a médica. As músicas da artista são frequentemente tocadas durante as visitas, criando um clima alegre e acolhedor.
A iniciativa de usar figurinos coloridos e personagens para chamar atenção às campanhas mensais de saúde surgiu da identificação da médica com as cores que representam cada mês de conscientização. “Aproveito para explicar o que significa a cor de cada mês. É uma maneira mais fácil de entender, se interessar e participar da campanha passando a mensagem para outras pessoas. Causa impacto nos pacientes ver uma médica sair da rotina do branco. A alegria mexe com a parte emocional dando mais confiança e consequentemente amenizando a dor”, completa Sandra.
Com essa atuação, a médica não só promove a prevenção do câncer de mama, mas também humaniza o atendimento médico, mostrando que a saúde vai além do tratamento clínico e envolve cuidado emocional e acolhimento. A campanha Outubro Rosa ganha assim um reforço especial, que inspira e salva vidas.
Este conteúdo foi produzido com dados da assessoria de imprensa.

Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA