Liderança Feminina e Networking: 5 Passos para Construir Conexões Poderosas em Pouco Tempo
Como a valorização das qualidades femininas na liderança pode transformar carreiras e negócios por meio de um networking estratégico e intencional
Por muito tempo, mulheres foram induzidas a acreditar em uma liderança austera e inflexível, mas o mercado corporativo tem se mostrado mais aberto e receptivo à liderança feminina, embora ainda existam organizações reticentes em reconhecer que características frequentemente associadas ao feminino não são fragilidades, mas diferenciais.
Trazer a feminilidade para a liderança é, principalmente, reconhecer que qualidades historicamente vistas como desnecessárias ou superficiais no ambiente corporativo — como empatia, escuta e cuidado com o desenvolvimento alheio — tornaram-se decisivas e fundamentais para o sucesso de qualquer negócio, independentemente do tamanho. Além disso, é comum que mulheres se destaquem pela inteligência emocional, fator diretamente ligado à retenção de talentos, ao clima organizacional e à capacidade de inovação. Investir e valorizar mulheres líderes não é somente uma questão de justiça social, mas sim de gestão eficaz.
Considerando este cenário e a importância de referenciar projetos e negócios liderados por mulheres, apresento cinco passos para desenvolver um networking efetivo em pouco tempo:
1. Tenha um objetivo definido e claro: Antes de qualquer evento ou interação, saiba o que você quer — novas oportunidades? Mentoria? Parcerias? Isso ajuda a direcionar as conversas, ser intencional e selecionar os ambientes adequados.
2. Aposte em qualidade, não em quantidade: Em vez de tentar falar com todo mundo, foque em 2 ou 3 pessoas com quem você realmente se identifica, quer aprender ou conectar. Uma única conversa profunda e produtiva vale muito mais do que dez superficiais.
3. Esteja presente no ambiente digital e use-o a seu favor: Plataformas como LinkedIn, Instagram e até grupos de WhatsApp são ótimos para iniciar contatos. Interaja com pessoas e empresas com as quais você se identifique, envie mensagens, comente posts, participe de grupos e iniciativas femininas e lembre-se sempre do seu propósito.
4. Tenha uma apresentação pessoal estruturada: Prepare um “pitch” de 30 segundos sobre quem você é, o que faz e o que busca. Isso transmite segurança e facilita que os outros lembrem de você.
5. Cultive o pós-contato: Após conhecer alguém, envie uma mensagem agradecendo e proponha manter o contato. Esse pequeno gesto denota educação, cordialidade e fortalece a relação.
Estabelecer uma rede de contatos confiável é essencial para todo e qualquer líder, pois contribui direta e efetivamente para o sucesso de um negócio. Uma referência qualificada e um cliente satisfeito são as melhores propagandas e os indicadores de credibilidade mais valiosos que alguém pode ter. Pessoas precisam de pessoas; há muita gente que precisa de você e ainda não te conhece. Portanto, não perca nem negligencie a oportunidade de falar sobre você e sobre o seu trabalho.
Por Rijarda Aristóteles
Mentora e empresária, Presidente Executiva do Clube de Mulheres e Negócios em Língua Portuguesa
Artigo de opinião