FEMAMA destaca desafios e avanços no Outubro Rosa em discurso no Congresso Nacional
Única representante da sociedade civil, FEMAMA reforça união para combater o câncer de mama no Brasil
No dia 1º de outubro, durante o evento de abertura da campanha Outubro Rosa no Congresso Nacional, a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (FEMAMA) teve a honra de representar a sociedade civil com um discurso impactante. A coordenadora de Pesquisa e Informação da FEMAMA, Gabriele Alves, biomédica e sobrevivente do câncer de mama, foi a única porta-voz das organizações civis a falar no evento, destacando os avanços e os desafios enfrentados no combate à doença no Brasil.
Segundo dados da assessoria de imprensa da FEMAMA, Gabriele ressaltou conquistas importantes, como as leis que garantem prazos máximos para diagnóstico (30 dias) e início do tratamento oncológico (60 dias). No entanto, ela enfatizou que ainda há muito a ser feito, incluindo a criação de um programa nacional de rastreamento, a ampliação do acesso a tratamentos inovadores e a implementação da navegação de pacientes para garantir um atendimento mais eficiente.
Um ponto central do discurso foi a preocupação com as desigualdades no sistema de saúde brasileiro, que contribuem para o aumento da mortalidade por câncer de mama. Gabriele alertou para a piora nos índices e para a necessidade urgente de acelerar ações que possam salvar vidas. Ela defendeu que somente a união entre a sociedade civil, o poder público, as sociedades médicas e os pacientes poderá promover mudanças reais e duradouras.
“O que esperamos, como sociedade civil organizada, é que nos próximos Outubros Rosa que virão, a gente não precise estar sempre discutindo as mesmas demandas, e sim o avanço das políticas existentes e uma mudança nos números”, afirmou a coordenadora. Ela destacou que, enquanto países que investem em prevenção, rastreamento e tratamento oportuno apresentam redução na incidência e mortalidade, o Brasil ainda enfrenta uma tendência de piora, com projeções preocupantes para o futuro próximo.
A FEMAMA atua como uma importante voz na luta contra o câncer de mama, representando mais de 70 ONGs de apoio a pacientes em 20 estados brasileiros e no Distrito Federal. A organização sem fins lucrativos trabalha para reduzir a mortalidade por meio do acesso ao diagnóstico precoce e tratamentos adequados, além de influenciar políticas públicas que garantam os direitos das pessoas com câncer.
Este pronunciamento no Congresso Nacional reforça o compromisso da FEMAMA em mobilizar a sociedade e os poderes públicos para que as leis existentes saiam do papel e para que o Brasil enfrente os desafios futuros com ações concretas e colaborativas. A campanha Outubro Rosa, que ganha destaque em todo o país, é uma oportunidade para renovar essa mobilização e fortalecer a luta pela saúde da mulher.

Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA