Foundever e grandes empresas fortalecem inclusão de refugiados no mercado brasileiro
Fórum Empresas com Refugiados reúne líderes para debater desafios e oportunidades na contratação de refugiados
No próximo dia 2 de outubro, em São Paulo, a Foundever, líder global em Customer Experience, junto a diversas empresas brasileiras, promoverá a quarta edição do “Fórum Empresas com Refugiados”. Organizado pelo ACNUR e parceiros, o evento visa discutir melhorias, desafios e oportunidades na contratação de refugiados no Brasil, fortalecendo a cultura de inclusão no mercado de trabalho.
Com 144 membros, o Fórum reúne grandes nomes do setor empresarial, como A.C. Camargo, Accor, BRF, Tenda, Albert Einstein, Iguatemi, Lojas Renner, Vagas.com e Sodexo, entre outras. Essas companhias compartilham a expertise e o compromisso de ampliar a inclusão de refugiados em suas equipes, promovendo diversidade e inovação.
Laurent Delache, CEO da Foundever no Brasil, destaca o compromisso da empresa com o Pacto Global, que prevê a contratação e retenção de mil profissionais refugiados nos próximos anos. Atualmente, a Foundever já emprega quase 700 colaboradores refugiados, com um histórico de mais de dois mil admitidos desde 2015. “Estamos empolgados para este encontro porque, além de ser um momento de importante troca de conhecimento entre as empresas que participam do Fórum, é também uma oportunidade de promover novas parcerias com lideranças. A Foundever está disposta a colaborar ainda mais com essa cultura que fortalece os negócios e, ao mesmo tempo, impulsiona a inclusão”, afirma Delache.
O aumento de 16% nos pedidos de refúgio no Brasil em 2024, com 68.159 novas solicitações registradas pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, reforça a importância de desenvolver políticas sólidas para a contratação desses profissionais. A inclusão de refugiados traz benefícios não só para os próprios colaboradores, mas também para o ambiente corporativo, promovendo engajamento e diversidade cultural.
Um exemplo inspirador é a história de Richeily Hernandez, venezuelana que chegou ao Brasil em 2018. Após enfrentar desafios com o idioma e adaptação, ela ingressou na Foundever em 2019 como analista de pesquisas e hoje é supervisora, cargo que ocupa há três anos. “A Foundever foi meu primeiro emprego formal no Brasil e também o lugar onde me senti verdadeiramente acolhida. É uma surpresa positiva não apenas ter um trabalho, mas também encontrar espaço para crescer dentro da empresa”, conta Richeily.
A programação do Fórum inclui painéis sobre liderança engajada, interseccionalidade, revalidação de diplomas, protagonismo feminino e o impacto socioeconômico da inclusão de refugiados, além de uma cerimônia de reconhecimento das melhores práticas. Entre os participantes estão representantes do ACNUR, Pacto Global, Accor, Rede Empresarial pela Inclusão Social, Ministério do Trabalho e Emprego, e outras organizações.
Este encontro reforça a importância de construir um mercado de trabalho mais inclusivo e diverso, onde refugiados possam contribuir com suas habilidades e experiências, promovendo transformação social e econômica no Brasil.
Este conteúdo foi elaborado com dados da assessoria de imprensa.

Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA