Insubmissa: podcast que apoia mulheres na busca por autonomia e superação emocional
Novo programa une análise jurídica, psicanálise e feminismo para ajudar mulheres a romperem ciclos abusivos
O podcast Insubmissa chegou ao Spotify com uma proposta inovadora e necessária: ser um espaço de manifesto e terapia sonora para mulheres que passaram por relacionamentos tóxicos ou abusivos. Idealizado por Mayra Cardozo, terapeuta e advogada especialista em gênero, o programa oferece uma abordagem única que combina análise jurídica, psicanalítica e feminista, com o objetivo de nomear as violências invisíveis e visíveis enfrentadas por muitas mulheres, além de promover lucidez e autonomia.
A primeira temporada, intitulada A Travessia, é composta por episódios semanais de 25 a 35 minutos que convidam as ouvintes a transitarem “do silêncio à voz, da anulação à autonomia”. Cada episódio traz experiências reais e insights práticos e afetivos para quem está reconstruindo sua vida afetiva e emocional, especialmente mulheres urbanas entre 30 e 50 anos, muitas em processo de divórcio ou busca por liberdade emocional.
Mayra Cardozo, que também é idealizadora do método Alma Livre, explica a motivação por trás do podcast: “Há mais de 10 anos eu escuto mulheres, tanto no meu consultório de psicanálise quanto no meu escritório de advocacia. E sabe o que eu descobri? A mesma mulher que chega no meu divã dizendo ‘acho que estou louca’ é a que chega no meu escritório dizendo: ‘Mas ele nunca me bateu, doutora, então eu não sei se isso é violência’”.
Sua trajetória pessoal reforça a importância de um olhar integrado: formada primeiro em Direito, Mayra atuou na defesa de mulheres, conduzindo divórcios, separações e medidas protetivas. Porém, percebeu que a proteção externa não era suficiente, pois muitas mulheres retornavam a relacionamentos abusivos. “Eu precisava entender por que uma mulher inteligente, bem-sucedida e consciente dos seus direitos ainda aceitava migalhas de amor. A resposta está no inconsciente, nos padrões que aprendemos sobre o que é amor antes mesmo de saber falar”, revela.
O tom manifesto do podcast é reforçado pela abertura fixa: “Nem tudo que chamaram de amor era amor. Às vezes, era opressão. Este é o podcast Insubmissa: um convite à lucidez e à autonomia”. Com dez episódios na primeira temporada, o programa promete ser um espaço de acolhimento, reflexão e fortalecimento para mulheres que buscam autenticidade e liberdade emocional.
Este conteúdo foi elaborado com base em informações da assessoria de imprensa, destacando uma importante iniciativa que alia conhecimento jurídico, psicanálise e feminismo para apoiar mulheres na superação de relacionamentos abusivos e na conquista da autonomia. O podcast Insubmissa está disponível nas principais plataformas digitais, oferecendo uma escuta sensível e transformadora para quem deseja romper ciclos e reconstruir sua história.

Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA