85% das consultas médicas já são agendadas por smartphones, revela pesquisa

A digitalização da saúde transforma o agendamento e o atendimento médico no Brasil

A digitalização da saúde no Brasil já é uma realidade consolidada. Segundo dados da assessoria de imprensa, 85% das consultas médicas são agendadas por dispositivos móveis, como smartphones e tablets, conforme a pesquisa “Perfil Paciente Digital 2025” da Doctoralia. Apenas 15% dos agendamentos ainda são realizados via computador.

Entre as especialidades mais procuradas para agendamento, a ginecologia lidera com 12%, seguida pela psiquiatria (9%) e dermatologia (8%). Além disso, a telemedicina segue em expansão no país. O relatório Distrito Healthtechs Report aponta que 87% dos pacientes já adotaram a teleconsulta em suas primeiras experiências virtuais, e 93% utilizam esse recurso para gerenciar prescrições médicas. De 2023 para 2024, os agendamentos via telemedicina cresceram 53%, passando de 2 milhões para 3,1 milhões.

Para clínicas e hospitais, essa transformação exige investimentos em sistemas digitais que garantam agilidade sem perder a qualidade e o acolhimento no atendimento. A automação dos agendamentos elimina a necessidade das tradicionais ligações telefônicas, permitindo que os pacientes marquem consultas a qualquer hora, diretamente pelo celular. Essa tecnologia também diminui a sobrecarga nas recepções, reduz erros humanos e melhora a taxa de comparecimento com lembretes automáticos.

Um exemplo de inovação é a plataforma GPTMaker, que cria assistentes virtuais personalizados para atendimento e marketing, integrando canais como WhatsApp, Telegram, Instagram e Facebook. Essa ferramenta permite que as clínicas treinem bots com dados específicos para oferecer um atendimento fluido e humanizado, que parece feito por pessoas. A tecnologia também se conecta a sistemas ERP, CRM e Google Agenda, reunindo informações para um atendimento mais eficiente e personalizado.

Segundo Jenifer Calvi, Head de Produto e Negócios da Irrah Tech, “Nossa plataforma realiza o agendamento de forma tão eficiente e fluida que parece um atendimento humano. A inteligência artificial atua nos bastidores para entregar praticidade, sem perder a sensibilidade e o acolhimento que o paciente precisa”. Para ela, o equilíbrio entre tecnologia e empatia é o futuro do atendimento médico.

Além da eficiência, a criação desses assistentes virtuais é rápida, levando até cinco minutos para ser configurada, e os planos de automação começam a partir de R$ 87 por mês, acessíveis para empresas de diferentes portes. Essa transformação digital representa um avanço importante para o cuidado em saúde, especialmente para o público feminino, que lidera os agendamentos em especialidades como ginecologia.

Com a tecnologia facilitando o acesso e a gestão da saúde, as mulheres ganham mais autonomia e praticidade para cuidar do seu bem-estar, alinhando inovação e humanização no atendimento médico.

EstagiárIA

Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA

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