Setembro Laranja: 1 em cada 3 adolescentes brasileiros está acima do peso
Campanha alerta para a obesidade infantil e a importância da prevenção desde cedo
Dados recentes do Sistema Único de Saúde (SUS) revelam que 1 em cada 3 adolescentes brasileiros entre 10 e 19 anos está acima do peso, um aumento de quase 9% em apenas uma década. São 2,6 milhões de jovens com risco elevado de desenvolver doenças graves, como diabetes, problemas cardíacos e até AVC ainda na juventude. Essas informações foram compartilhadas pela assessoria de imprensa da campanha Setembro Laranja, que visa conscientizar sobre o combate à obesidade infantil.
A obesidade infantil é uma condição que vai muito além da aparência física, sendo uma doença séria que precisa ser enfrentada desde a infância. O cirurgião bariátrico Dr. Marcelo Carneiro, especialista em obesidade e médico do reality Quilos Mortais Brasil, destaca que grande parte dos casos tem início na infância, devido a hábitos alimentares desregulados e à falta de atividades físicas. “Refrigerantes, ultraprocessados e o uso excessivo de telas estão entre os principais fatores que contribuem para o aumento do peso. O resultado é uma geração cada vez mais sedentária e exposta a riscos de saúde que antes eram comuns apenas na vida adulta”, alerta.
Por outro lado, o médico ressalta que crianças que crescem em ambientes que incentivam a alimentação equilibrada e a prática regular de exercícios têm muito menos chances de desenvolver obesidade. O envolvimento da família é fundamental para o controle do peso e para garantir uma melhor qualidade de vida aos jovens.
A preocupação com o avanço da obesidade infantil levou o Conselho Federal de Medicina (CFM) a autorizar recentemente a cirurgia bariátrica em adolescentes a partir dos 14 anos, em casos graves. Segundo o Dr. Marcelo, “quando bem indicada e conduzida de forma multidisciplinar, ao lado de psicólogos, nutricionistas, entre outros especialistas, a bariátrica é segura nessa idade e pode evitar que o adolescente perca a qualidade de vida e desenvolva outras doenças sérias”.
O tratamento da obesidade infantil envolve mudanças no estilo de vida, incluindo alimentação saudável e incentivo à atividade física. Em situações mais graves, tratamentos clínicos e cirúrgicos podem ser necessários. A campanha Setembro Laranja reforça que a prevenção depende das escolhas feitas diariamente, seja na alimentação ou no tempo dedicado ao movimento do corpo.
Este alerta é essencial para pais, educadores e profissionais de saúde, pois a obesidade infantil é um problema que exige atenção urgente para garantir um futuro mais saudável às próximas gerações.

Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA