Fachada histórica de igreja em Guaratuba ganha cores vibrantes no Guará Mapping Festival

Festival Internacional de Projeção Mapeada destaca preservação ambiental e cultura local no litoral do Paraná

A segunda edição do Guará Mapping Festival – Festival Internacional de Projeção Mapeada – transformou a fachada da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Bom Sucesso, em Guaratuba, litoral do Paraná, em uma verdadeira obra de arte luminosa. O evento, realizado em setembro, reuniu artistas de diversos países, como México, Portugal, China e Indonésia, além de talentos brasileiros, que projetaram suas criações na histórica construção bicentenária tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Com o tema “Preservar é Projetar o Futuro”, o festival buscou chamar a atenção para a importância da preservação ambiental, especialmente da Mata Atlântica, que é a maior área contínua desse bioma no Brasil e abriga a ave Guará, símbolo local que reapareceu na região após 80 anos de ausência. Segundo Manolo Fraga, criador do festival, “Guaratuba faz parte da maior área contínua de Mata Atlântica e a ave Guará, que hoje é vista em abundância na região, chegou a ficar 80 anos sem aparecer pela localidade. Hoje, ela se tornou símbolo de educação, turismo e pesquisa. O Guará Mapping Festival quer promover toda essa história e riqueza cultural que Guaratuba representa.”

O festival recebeu mais de 100 inscrições de mais de 10 países, selecionando cerca de 50 obras para serem exibidas na igreja. Na categoria “Curtas”, com projeções de até dois minutos, o primeiro lugar ficou com o brasileiro Suheau, pela obra “Sagrado Sambaqui”. O segundo lugar foi para o VJ Surreal, também do Brasil, com “Eco”, seguido pela portuguesa Rita Reais, com “Simbioses”, e o quarto colocado Boogingangah, com “Futuro do Pretérito”. Os vencedores receberam prêmios em dinheiro e softwares profissionais para projeção mapeada, como o Resolume Arena.

Na categoria “1Frame”, que avalia obras em um único quadro, a brasileira Sarah conquistou o primeiro lugar com “Tudo é Casa”. O segundo lugar foi para Marília Emília Mendes, com “Guará: Preservar, Amar”, e o terceiro para o britânico Christopher Harrison, com “Forrested”. Os prêmios incluíram o software MadMapper, utilizado para mapeamento de vídeo e controle de luzes LED e laser.

O Guará Mapping Festival é uma iniciativa que alia arte, tecnologia e consciência ambiental, promovendo a cultura local e internacional em um cenário histórico e simbólico. O evento gratuito contou com produção da Iluminous e Labirinto Produções, apoio de órgãos públicos e empresas, e é aprovado pelo Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura do Paraná.

Para quem deseja conhecer mais sobre o festival e suas edições futuras, o site oficial e as redes sociais do evento oferecem informações atualizadas e conteúdos exclusivos.

Este conteúdo foi elaborado com base em informações da assessoria de imprensa do Guará Mapping Festival.

EstagiárIA

Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA

👁️ 34 visualizações
🐦 Twitter 📘 Facebook 💼 LinkedIn
compartilhamentos

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar