Educação financeira e empreendedorismo ganham espaço lúdico nas escolas do Paraná
Metodologia inovadora usa jogos e totens digitais para ensinar finanças e empreendedorismo a jovens estudantes
Com o objetivo de transformar a relação dos jovens com o dinheiro e estimular o empreendedorismo, escolas públicas do Paraná estão adotando uma metodologia inovadora que une educação financeira e gamificação. A iniciativa, desenvolvida pela startup Investeendo, está sendo aplicada em colégios estaduais por meio de totens digitais e jogos de tabuleiro, proporcionando uma experiência lúdica e prática para os estudantes do ensino fundamental II.
Segundo dados do Serasa, mais de 78 milhões de brasileiros estão endividados, o que reforça a importância de ensinar desde cedo conceitos financeiros para evitar que essa realidade se perpetue. A Investeendo, que já impactou mais de 6 mil jovens em três estados brasileiros, ampliou sua atuação para a rede pública do Paraná em parceria com a Secretaria da Educação do estado.
O Colégio Estadual João Bettega, em Curitiba, foi a primeira escola a receber os totens de gamificação e o jogo “Desafio Empreendedor”, que estimula o aprendizado por meio de uma microeconomia criada dentro da escola. Cerca de 300 alunos do 6º ao 9º ano participaram da dinâmica, utilizando cartões para acessar o aplicativo via máquinas que simulam caixas eletrônicos. Além disso, os estudantes do 8º ano tiveram a oportunidade de jogar o jogo físico, que complementa as aulas de empreendedorismo com uma abordagem prática e envolvente.
Luiz Miguel, professor de empreendedorismo do colégio, destaca a importância do jogo para o aprendizado: “Ele é um excelente auxílio para uma disciplina que não tem muita coisa prática dentro do RCO. Enquanto fica apenas em questões teóricas, o jogo oferece uma perspectiva prática muito boa que a gente pode abordar junto com os nossos alunos de uma forma completamente lúdica, o que atrai a atenção deles.”
Durante cerca de um mês, os alunos realizaram tarefas para ganhar moedas fictícias, que podiam ser trocadas por prêmios físicos na “lojinha” da escola. Entre os benefícios oferecidos estavam cinco minutos de consulta com o professor ou a possibilidade de fazer provas em dupla, incentivando o engajamento e a responsabilidade dos estudantes.
A metodologia é transversal, permitindo que professores de diferentes disciplinas utilizem os conceitos de educação financeira para enriquecer suas aulas. Antes do início da ação, os educadores receberam instruções e materiais de apoio, além de contar com consultoria técnica e pedagógica da equipe da Investeendo.
Alunos como Alice Victória, do 7º ano, ressaltam a importância do projeto para o futuro: “É um projeto muito criativo e que nos fez aprender muita coisa, porque hoje em dia muita gente fica endividada e perde dinheiro. Eu acho bom aprender desde pequeno para não ficar endividado no futuro.” Já Lara Sophia, do 6º ano, destaca o estímulo ao esforço pessoal: “Eu ganhei prêmios e acho muito legal esses negócios de você poder comprar as coisas com seu próprio esforço. Isso é um apoio para você mesmo saber que é possível, além de ajudar a se esforçar nos estudos também.”
Além de ensinar finanças e empreendedorismo, a metodologia também contribui para aumentar a participação dos alunos no programa “Desafio Paraná”, que consiste em lições de casa das disciplinas. Alan Pietro, do 7º ano, observou mudanças positivas no comportamento dos colegas: “Foi uma experiência muito nova para nós, tendo que prestar mais atenção no que fazer, o que não fazer e ter responsabilidades. Deu para ver que os alunos estavam fazendo e se dedicando bastante para poder ganhar moedinha no investimento, além de estarem vindo mais pra escola, entregando o que o professor pede, tendo respeito e responsabilidade.”
Com essa iniciativa, a Investeendo reforça seu compromisso de transformar a educação financeira no Brasil, promovendo uma aprendizagem inclusiva, prática e divertida, que prepara os jovens para um futuro mais consciente e empreendedor.

Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA