Nutrição Materna e Infantil: Fundamentos para um Futuro Saudável
Como a alimentação adequada desde o planejamento da gravidez até os primeiros anos de vida impacta a saúde de mães e bebês
O tema escolhido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para o Dia Mundial da Saúde de 2025 foi “Saúde Materna e Neonatal”, com o lema “Começos saudáveis, futuros esperançosos”. A proposta é clara: incentivar governos, profissionais de saúde e comunidades a agirem para reduzir as mortes evitáveis de mães e bebês em todo o mundo. A mensagem reforça uma pauta atemporal: investir na saúde materno-infantil é garantir um futuro promissor desde o primeiro momento da vida.
Sabemos que da concepção até os 2 anos de vida do bebê é um período decisivo. Uma nutrição adequada nesse período é capaz de impactar toda a trajetória de saúde da criança, e também o bem-estar da mãe.
O cuidado começa antes mesmo da concepção, com a suplementação adequada e o acompanhamento nutricional correto durante o planejamento da gravidez. A falta de micronutrientes nesse período pode trazer riscos tanto para a gestação quanto para o desenvolvimento do bebê. As mulheres têm necessidades nutricionais específicas ao longo da jornada materna. Além da alimentação equilibrada, o suporte com vitaminas e minerais, sob orientação médica, pode fazer a diferença para uma gravidez mais segura e saudável.
Outro ponto central é a promoção do aleitamento materno. A OMS recomenda que o leite materno seja oferecido de forma exclusiva até os seis meses, e mantido em conjunto com a introdução alimentar adequada até, no mínimo, os dois anos de idade. O leite materno é a principal fonte de nutrição do bebê nesse início de vida e ainda contribui para a recuperação física da mãe e o fortalecimento do vínculo afetivo. Promover a amamentação é uma das formas mais eficazes de proteger a saúde de mães e filhos. Ainda assim, muitas mulheres enfrentam desafios, especialmente no início da amamentação. É fundamental acolher essas mães com orientação, escuta e, quando necessário, alternativas seguras.
Para cuidar da saúde materna e neonatal por meio da nutrição, três pontos devem ser levados em conta:
1. Planeje e cuide da sua alimentação desde antes da gestação: invista em refeições equilibradas e consulte um profissional de saúde sobre suplementação adequada. Ácido fólico e ferro ajudam a prevenir deficiências nutricionais e contribuem para o desenvolvimento saudável do bebê, presentes em alimentos como carnes e vegetais verde escuros. Além disso, mantenha-se sempre em movimento, pois exercícios físicos são fundamentais.
2. Previna a mastite: manter os seios sempre limpos, evitar intervalos longos entre as mamadas e usar sutiãs adequados ajuda a reduzir o risco de inflamação nas mamas, garantindo mais conforto e bem-estar no pós-parto.
3. Busque apoio e alternativas com segurança: caso tenha dificuldades ou dúvidas sobre o aleitamento, procure uma consultora de amamentação. Se mesmo assim a amamentação não for viável, consulte um médico sobre opções alternativas, sempre com base em ciência e rigor nutricional, com indicação de profissionais da saúde. O mais importante é garantir que o bebê receba todos os nutrientes de que precisa para crescer com saúde.
Por Gisele Pavin
head de Nutrição, Saúde e Bem-Estar da Nestlé
Artigo de opinião