Grupo Santa Joana reforça compromisso com a segurança e redução da mortalidade materna
No Dia Mundial da Segurança do Paciente, instituição destaca práticas de excelência para mães e bebês
No Dia Mundial da Segurança do Paciente, celebrado em 17 de setembro, o Grupo Santa Joana reafirma seu compromisso com a redução da mortalidade materna, alinhando-se ao tema definido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para 2025: “Cuidados seguros para cada recém-nascido e cada criança”. A data, oficial da OMS, tem como objetivo aumentar a conscientização global sobre a segurança na prestação de cuidados de saúde e estimular ações para reduzir danos evitáveis.
Reconhecido mundialmente em obstetrícia, neonatologia e saúde da mulher, o Grupo Santa Joana mantém práticas de excelência que priorizam a segurança de mães, bebês e profissionais de saúde. Segundo dados da assessoria de imprensa, a taxa de mortalidade materna no Brasil em 2023 foi de 57 óbitos por 100 mil nascimentos, ainda distante da meta global de 30 óbitos por 100 mil até 2030. Em contrapartida, o Grupo Santa Joana apresenta uma taxa de apenas 5 óbitos maternos por 100 mil nascimentos, um índice muito abaixo da média nacional e global, que é de 223 mortes por 100 mil partos.
A instituição investe há anos no Programa de Redução de Mortalidade Materna, que tem como um dos pilares a capacitação Mater, focada em protocolos para atendimento de hemorragia, pré-eclâmpsia e sepse — principais causas de morte materna evitável no Brasil. A diretora médica do Grupo, Dra. Mônica Maria Siaulys, destaca que “o programa conta com as estratégias mais avançadas de capacitação multiprofissional, incluindo a possibilidade de atuar em ambiente simulado e que mimetiza as condições de atendimento real. Isso faz com que o conhecimento chegue em forma de cuidado para as nossas pacientes, garantindo a excelência de atendimento, principalmente emergências obstétricas.”
Além de trabalhar para reduzir a mortalidade, o Grupo Santa Joana também atua na diminuição da morbidade materna, que envolve complicações transitórias ou permanentes da gestação, podendo afetar diversos sistemas do organismo. A equipe de enfermagem desempenha papel fundamental, atuando ao lado dos médicos para garantir um acompanhamento integral e seguro.
Com protocolos rigorosos de segurança, humanização e inovação tecnológica, o Grupo Santa Joana reforça seu compromisso em oferecer cuidados seguros e de qualidade para cada mãe e cada criança, em sintonia com os objetivos globais da OMS para o Dia Mundial da Segurança do Paciente.
Este conteúdo foi elaborado com base em informações da assessoria de imprensa do Grupo Santa Joana, referência em saúde materna e neonatal no Brasil.
Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA



