Sebrae/PR lança desafio de Inovação Aberta para impulsionar micro e pequenas empresas

Programa conecta grandes corporações a pequenos negócios para desenvolver soluções inovadoras e fortalecer o mercado

O Sebrae/PR lançou, nesta sexta-feira (12), durante a Feira do Empreendedor em Curitiba, o Programa Inovação Aberta Sebrae, uma iniciativa que visa aproximar grandes empresas das micro e pequenas, promovendo um ambiente fértil para o desenvolvimento de soluções inovadoras. O programa selecionará pequenos negócios para enfrentar desafios de maior porte nas áreas de experiência do cliente, automação, logística, tecnologia, inteligência artificial, entre outras.

Seis grandes empresas participam da iniciativa: Cibra, Herbarium, Grupo MM, Volvo, Tequaly e Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). Cada uma apresentou suas demandas específicas e a maturidade esperada para as soluções, além das expectativas para a jornada até a entrega das propostas. Os interessados podem conferir os desafios disponíveis e realizar inscrições no site oficial do Sebrae/PR.

Segundo Vinicius Galindo de Mello, consultor do Sebrae/PR, o programa oferece 48 desafios em diversas áreas e inclui uma trilha de boas práticas para auxiliar os inscritos a aumentarem suas chances de sucesso nas negociações. “Em março de 2026 faremos uma etapa de matchmaking, em que promoveremos esse encontro entre empresas para que possam interagir. Na sequência, o solucionador terá 30 dias para encaminhar uma proposta às empresas”, explica.

No evento de lançamento, representantes das grandes corporações participaram de um painel para compartilhar suas experiências na relação com pequenas empresas, destacando a importância da colaboração para o desenvolvimento de soluções eficazes. Exemplos de desafios foram apresentados para estimular a participação dos pequenos negócios.

Felipe Baranoski, head de inovação do Grupo MM, ressaltou a relevância do programa para a resolução de desafios como logística e comunicação. “Essa conexão é muito importante para nós, pois poderemos debater e amadurecer ideias com outras empresas, fomentar a criatividade e construir algo em conjunto”, afirmou.

Já Christiano Lopes, diretor executivo da Tequaly, destacou o desejo de crescer de forma aberta e colaborativa. “Somos ávidos por inovação, por ouvir pessoas e transformar ideias em realidade. O nosso maior desejo é que, nos próximos meses, projetos se concretizem e, quem sabe, se transformem em produtos que façam parte do nosso portfólio e gerem parcerias duradouras”, comentou.

Com base em dados da assessoria de imprensa do Sebrae/PR, o Programa Inovação Aberta representa uma oportunidade significativa para micro e pequenas empresas que desejam inovar, ampliar sua rede de contatos e conquistar novos mercados, contribuindo para o fortalecimento do ecossistema empreendedor no Paraná.

EstagiárIA

Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA

👁️ 61 visualizações
🐦 Twitter 📘 Facebook 💼 LinkedIn
compartilhamentos

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar