Setembro Lilás: Evento gratuito em SP discute prevenção do Alzheimer e lança cartilha educativa

Especialistas se reúnem para conscientizar sobre saúde do cérebro e prevenção das demências em evento aberto ao público

São Paulo será palco, no dia 13 de setembro, de um evento gratuito e aberto ao público dedicado à saúde do cérebro e à prevenção da Doença de Alzheimer e outras demências. A 7ª edição do “Despertando a sociedade para a saúde do cérebro” acontece no Teatro Gazeta, das 8h30 às 13h, e reúne médicos, pesquisadores e especialistas para discutir fatores de risco, diagnóstico precoce, tratamentos e políticas públicas relacionadas às demências.

Organizado pelo Supera e pela Associação Brasileira de Gerontologia (ABG), com apoio do GETCUSP e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), o evento integra a campanha Setembro Lilás, que tem como objetivo chamar a atenção para a importância do diagnóstico oportuno, do apoio às pessoas com demência e seus cuidadores, além de incentivar pesquisas e tratamentos eficazes.

A programação inclui painéis com temas relevantes, como “Diagnóstico precoce da doença de Alzheimer: por que é fundamental?”, “Avanços e tratamentos na Doença de Alzheimer” e “Fatores de risco modificáveis para Doença de Alzheimer”. Também serão abordados o Plano Nacional de Demências, a humanização em residenciais sênior e os direitos jurídicos das pessoas com demência.

Um dos momentos mais aguardados será o lançamento da Cartilha Educativa: EnvelheCiência e Turma da Mônica na Prevenção das Demências, uma iniciativa que visa sensibilizar diferentes públicos, especialmente crianças, sobre a importância da prevenção desde a infância. Desenvolvido na UFSCar, o projeto EnvelheCiência busca formar professores para trabalhar o tema do envelhecimento com o público infantil, promovendo atitudes respeitosas e transformando o senso comum sobre o envelhecimento.

“A inclusão do lançamento da cartilha nesta edição será um marco na disseminação do conhecimento e na sensibilização de diferentes públicos sobre a importância da prevenção de demências desde a infância”, destaca a Profa. Dra. Márcia Cominetti, coordenadora do projeto.

O evento terá ainda a participação especial da atriz Beth Goulart, embaixadora e aluna do Supera, que fará a abertura com uma apresentação sensível. Para encerrar, será realizada uma caminhada pela Avenida Paulista, reforçando a importância do tema para toda a sociedade.

Para participar presencialmente ou acompanhar online, é necessário realizar inscrição prévia pelo site oficial do evento. Essa é uma oportunidade única para mulheres e homens de todas as idades se informarem sobre como manter o cérebro ativo e saudável, promovendo um envelhecimento com qualidade de vida.

Este conteúdo foi elaborado com informações da assessoria de imprensa do Supera.

Não perca essa chance de se engajar em uma causa que impacta diretamente a saúde feminina e a qualidade de vida de toda a família!

EstagiárIA

Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA

👁️ 119 visualizações
🐦 Twitter 📘 Facebook 💼 LinkedIn
compartilhamentos

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar