Empoderamento feminino ganha destaque em projeto cultural nas escolas de Tijucas do Sul
Rodas de Leitura e atividades gratuitas fortalecem autoestima e protagonismo feminino entre estudantes
Um projeto cultural inovador está transformando a forma como o empoderamento feminino é abordado nas escolas públicas de Tijucas do Sul, no Paraná. Com ações gratuitas, o objetivo é valorizar o papel das mulheres na sociedade, inspirar estudantes e educadores e fortalecer a autoestima feminina por meio de atividades que promovem o pensamento crítico e o reconhecimento da autonomia da mulher.
No dia 8 de setembro, 26 turmas do Ensino Fundamental ao Ensino Médio do Colégio Estadual do Campo Professora Kamilla Pivovar da Cruz e da Escola Professor Francisco da Rocha Camargo Sobrinho participarão das Rodas de Leitura. Em 17 de outubro, as mesmas atividades serão realizadas na Escola Professora Leovanil Camargo e na Escola Francisco M. de Camargo. Ao todo, cerca de 2.500 estudantes e professores serão envolvidos nessas ações coordenadas pelas mediadoras de leitura Carla Viccini, Taíne Alves e Elaine Minami.
As Rodas de Leitura apresentam trechos de obras biográficas e literárias escritas por mulheres ou sobre mulheres, com destaque para figuras como Malala Yousafzai, Chimamanda Ngozi Adichie, Anne Frank, Carolina Maria de Jesus e Narcisa Amália. Além da leitura, os encontros promovem debates sobre as trajetórias dessas personalidades que revolucionaram o cenário social em que viveram. “Queremos estimular o resgate da imagem feminina como forte, capaz de fazer o que ela desejar, ser independente e dona de seu destino”, explica a doutoranda em Letras pela UFPR, Taíne Alves.
O projeto cultural “Era uma vez… Nem conto, nem fada!” vai além das Rodas de Leitura. Futuramente, estão previstas duas oficinas de fotografia com exposição de imagens que evidenciam a maneira como as mulheres se veem, além de encontros com escritoras para bate-papos sobre os desafios e conquistas do papel feminino na sociedade moderna. Essas atividades também serão levadas para Balsa Nova em 2026, ampliando o alcance do projeto.
Financiado pela Lei Paulo Gustavo, o projeto reforça a importância de romper com estereótipos ultrapassados, como o da mulher frágil e dependente dos príncipes encantados, e valorizar o protagonismo feminino real e contemporâneo. A iniciativa contribui para a formação de educadores conscientes e para a construção de uma nova geração de mulheres empoderadas e autônomas.
Essas informações foram fornecidas pela assessoria de imprensa do projeto, que reforça o compromisso com a promoção da cultura e do empoderamento feminino nas escolas públicas do Paraná.
Com ações que unem literatura, arte e diálogo, o projeto “Era uma vez… Nem conto, nem fada!” é um importante passo para fortalecer a autoestima feminina e incentivar o protagonismo das mulheres na sociedade atual.

Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA