Solteiros e Afinidade: Apenas 39% Encontram Pessoas com Valores e Interesses Semelhantes

Pesquisa revela que alinhar valores e gostos é prioridade, mas ainda um desafio para quem busca conexão verdadeira

Encontrar alguém que realmente combine com você continua sendo um desafio para muitos solteiros no Brasil. É o que mostra uma pesquisa inédita realizada pelo Inner Circle, que ouviu 2.395 pessoas de todas as regiões do país entre julho e agosto de 2025. O levantamento, divulgado pela assessoria de imprensa, destaca que afinidade e valores compartilhados são os principais fatores para o início de um relacionamento, mas nem sempre é fácil transformar essa prioridade em realidade.

Segundo o estudo, 57,8% dos participantes apontam o alinhamento de valores e visão de mundo como o aspecto mais importante para criar uma conexão verdadeira. Em seguida, aparecem estilo de vida parecido (56%), interesses em comum (50,1%) e objetivos semelhantes, como ter filhos ou morar fora do país (42,9%). Curiosamente, fatores como aparência física (26,2%), localização geográfica (23,6%) e condição socioeconômica (19,9%) ficaram bem atrás na lista, desmistificando a ideia de que esses aspectos são determinantes.

Porém, apesar da clareza sobre o que facilita a aproximação, apenas 39% dos entrevistados afirmam que conseguem encontrar com frequência pessoas que compartilham seus interesses e valores. Outros 44% dizem que isso acontece apenas de vez em quando, e 15% raramente ou nunca vivenciam essa sintonia. “Não é uma questão de falta de autoconhecimento. As pessoas sabem o que ajuda na hora de se aproximar e criar um vínculo. O problema é que, no dia a dia, os caminhos para chegar até essas pessoas ainda são limitados”, explica Ramone Gigliotti, gerente de Marketing do Inner Circle no Brasil.

Para ajudar a superar essa dificuldade, o Inner Circle lançou a funcionalidade “Círculos”, que cria comunidades dentro do aplicativo para reunir solteiros com interesses, rotinas e estilos de vida semelhantes. Seja corrida, samba, leitura ou até mesmo ser pai de pet, esses grupos promovem conexões mais naturais e reais, tanto no ambiente digital quanto em encontros presenciais, como o Meet & Drink no bairro do Itaim, em São Paulo.

Essa abordagem “phygital” – que une o melhor do online e do offline – atende a uma demanda apontada pela pesquisa: 53% dos participantes preferem fazer conexões em ambientes físicos, enquanto 34% têm interesse em grupos de afinidade, sejam online ou offline. “Não se trata de offline versus online, mas de promover uma experiência contínua, o que temos chamado de blended connections”, analisa Ramone.

Assim, o Inner Circle reforça seu compromisso em facilitar encontros que vão além da tela, valorizando a naturalidade das interações presenciais e a praticidade do digital. Para quem está solteira e busca alguém que realmente compartilhe seus valores e interesses, essa novidade pode ser um passo importante para transformar o desafio em oportunidade.

EstagiárIA

Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA

👁️ 42 visualizações
🐦 Twitter 📘 Facebook 💼 LinkedIn
compartilhamentos

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Conteúdo Adulto

O conteúdo a seguir é destinado ao público adulto.

Ao escolher sim você está declarando ser maior de 18 anos.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar