Literatura e Memória: Palestras Gratuitas para Professores em Curitiba

Rodrigo Hayalla explora a relação entre escrita, identidade e lembranças em eventos gratuitos com intérprete de libras

Com base em informações da assessoria de imprensa, o mediador de leitura e agente literário Rodrigo Hayalla ministrará duas palestras gratuitas em Curitiba, voltadas para professores da rede pública de ensino. As conferências, intituladas “Narrativas Íntimas: literatura e memória”, acontecerão nos dias 5 e 10 de setembro, com o objetivo de aprofundar a compreensão sobre as conexões entre literatura, memória e identidade.

Durante os encontros, Hayalla abordará como a escrita literária atua como ferramenta para preservar, reconstruir e reinventar o passado. A partir da análise de obras contemporâneas, os participantes irão explorar como escritores transformam experiências pessoais e coletivas em narrativas que ultrapassam o tempo, costurando lembranças, traumas, afetos e esquecimentos. A inclusão será garantida com a presença de intérprete de libras nas duas palestras.

A primeira palestra ocorrerá no dia 5 de setembro, das 14h às 16h, na Casa da Leitura Hilda Hilst, localizada no bairro Cajuru. Para participar, não é necessário realizar inscrição, basta comparecer ao local. Já a segunda conferência será no dia 10 de setembro, das 18h às 19h30, na Biblioteca Pública do Paraná, no Centro de Curitiba. Essa segunda palestra integra a programação do III Festival da Palavra de Curitiba e exige inscrição prévia, que pode ser feita por meio de formulário online, com vagas limitadas.

Essas ações fazem parte do projeto cultural “Um cão uiva em minha história: Literatura e memória”, que visa estimular especialmente os idosos a praticar a escrita criativa e a imaginação, a partir da rememoração de suas vivências com cães. A idealizadora do projeto, a escritora e doutora em Teoria e História da Literatura pela Unicamp, Iamni Reche Bezerra, destaca que o intuito é “incentivar as pessoas de mais idade a ter contato com a escrita e com a leitura, auxiliar no desenvolvimento de habilidades de comunicação, concentração, na expressão das emoções e na organização dos pensamentos”.

Além das palestras, o projeto inclui 20 oficinas de escrita, 100 rodas de leitura para crianças e jovens a partir de 12 anos da rede pública, e 3 laboratórios de leitura, além da doação de 100 livros para as Casas da Leitura de Curitiba. Todas as atividades são gratuitas e buscam promover o bem-estar mental e emocional por meio da literatura.

O projeto conta com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal, com apoio do Colégio Positivo e da Universidade Positivo.

Para os professores interessados, essa é uma oportunidade valiosa de ampliar conhecimentos sobre o poder da literatura na construção da memória e identidade, além de contribuir para práticas pedagógicas mais inclusivas e reflexivas.

EstagiárIA

Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA

👁️ 65 visualizações
🐦 Twitter 📘 Facebook 💼 LinkedIn
compartilhamentos

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar