Dom ou treino? Pesquisa revela a origem do carisma e seu impacto no trabalho

Entenda como brasileiros veem o carisma: talento natural ou habilidade que pode ser desenvolvida?

Você já se perguntou de onde vem o carisma? Para 85% dos brasileiros, segundo pesquisa recente da Conquer Business School, o carisma é algo que nasce com a pessoa, um dom natural. Porém, muitos acreditam que essa qualidade pode ser aprimorada com técnicas e prática.

O estudo, realizado com 500 adultos de todas as regiões do país, revelou que o carisma vai muito além da simpatia ou extroversão. Para a maioria, ele está ligado à capacidade de cativar e envolver as pessoas, comunicar-se com naturalidade e confiança, além de demonstrar empatia e praticar a escuta ativa. Esses elementos são fundamentais para o ambiente de trabalho, onde o carisma pode abrir portas, facilitar a resolução de conflitos e melhorar o clima organizacional.

Apesar de 55,6% dos entrevistados considerarem o carisma predominantemente inato, 77% se veem como pessoas carismáticas no trabalho. Essa percepção não é trivial: profissionais carismáticos tendem a ter mais chances de conseguir emprego ou promoções, são mais lembrados por colegas e líderes e conseguem se comunicar melhor em reuniões. Além disso, 40% afirmam que pessoas carismáticas resolvem conflitos com mais facilidade e menos atrito, o que contribui para equipes mais alinhadas e produtivas.

Para quem acredita que o carisma pode ser desenvolvido, as estratégias mais comuns incluem praticar a escuta ativa e a empatia (69%), cuidar da linguagem corporal e do tom de voz (55%), buscar feedback de colegas e gestores (46%) e investir em cursos e treinamentos (41%). Observar e imitar pessoas carismáticas também é uma tática adotada por 30% dos profissionais.

No contexto da liderança, o carisma é visto como uma competência essencial por 36% dos entrevistados. No entanto, metade dos profissionais sente falta dessa qualidade em seus líderes atuais. Ainda assim, os líderes carismáticos são reconhecidos por tornar o ambiente mais acolhedor, incentivar a participação das equipes, aumentar a motivação e promover um tratamento mais empático dos conflitos. Eles também ajudam a alinhar objetivos e a valorizar o bom desempenho, influenciando positivamente a cultura organizacional.

Este levantamento reforça que, embora o carisma tenha raízes naturais, ele pode e deve ser cultivado para fortalecer relações e resultados no ambiente profissional. Para quem deseja se aprofundar no tema, a Conquer oferece um curso gratuito com pré-inscrições abertas, focado em desmistificar o carisma e ensinar técnicas para desenvolvê-lo.

Conteúdo produzido com dados da assessoria de imprensa da Conquer Business School.

EstagiárIA

Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA

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