SUS e planos de saúde ampliam acesso ao implante contraceptivo mais eficaz do mundo
Organon firma contrato para fornecer 1,8 milhão de implantes subdérmicos ao SUS e planos de saúde oferecem método sem custo
A Organon firmou um importante contrato com o Ministério da Saúde para o fornecimento de 1,8 milhão de implantes subdérmicos de etonogestrel ao Sistema Único de Saúde (SUS) até 2026, reforçando a política pública de planejamento familiar e saúde da mulher no Brasil. Segundo dados da assessoria de imprensa da empresa, o implante é considerado o método contraceptivo de longa duração mais eficaz do mundo, com uma taxa de eficácia comprovada de 99,95%, superando até mesmo a laqueadura.
Neste ano, 500 mil unidades já serão distribuídas pelo SUS, com um investimento total de R$ 244 milhões. A aprovação para incorporação do implante na rede pública ocorreu em julho pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS. Em seguida, em agosto, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) determinou que os planos de saúde ofereçam o contraceptivo a partir de setembro, sem custos adicionais para as pacientes.
O implante subdérmico consiste em uma fina haste flexível, medindo 4 cm por 2 mm de diâmetro, que é inserida sob a pele do braço em um procedimento rápido e com anestesia local. Ele libera lentamente o hormônio etonogestrel em baixas doses por até três anos. Seu mecanismo de ação é duplo: além de liberar o hormônio, aumenta a densidade do fluido uterino, dificultando a entrada dos espermatozoides no útero e prevenindo a gravidez de forma altamente eficaz.
Ricardo Lourenço, CEO da Organon Brasil, destaca a importância dessa iniciativa: “A Organon quer ser parceira no planejamento familiar das brasileiras. Já atendemos a 1 milhão de pacientes no país e queremos oferecer a elas o que há de melhor no mundo para tomem as melhores decisões em relação à sua saúde e ao seu futuro. Em alguns anos, veremos uma geração de meninas e mulheres que tiveram mais escolhas para as suas vidas e um país com taxas menores de gestações não planejadas, sobretudo em adolescentes.”
Ele ainda ressalta o impacto social da medida: “Esta medida do governo é importantíssima porque estamos falando de meios de planejamento familiar e proteção de futuro para essas pessoas, que, por causa da gravidez não planejada, acabam abandonando os estudos, limitando o seu acesso ao mercado de trabalho e perpetuando ciclos de pobreza.”
Além do SUS, todas as mulheres com idades entre 18 e 49 anos que possuem planos de saúde no Brasil terão acesso ao implante sem custo adicional, conforme determinação da ANS. A inclusão do dispositivo no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde torna obrigatória sua oferta pelas operadoras a partir de setembro de 2025.
É importante destacar que o implante é contraindicado para pacientes com distúrbio tromboembólico venoso ativo, tumor hepático benigno ou maligno, suspeita ou presença de malignidades sensíveis a esteroides sexuais, sangramento vaginal não diagnosticado, ou hipersensibilidade à substância ativa ou componentes do dispositivo.
A Organon é uma empresa global dedicada à saúde feminina, com um portfólio diversificado que inclui mais de 60 medicamentos e produtos, biossimilares e soluções inovadoras. Com sede nos Estados Unidos e atuação em 140 países, a companhia reforça seu compromisso em ampliar o acesso a tecnologias modernas de planejamento familiar no Brasil.
Essa iniciativa representa um avanço significativo para a saúde da mulher no país, democratizando o acesso a um método contraceptivo moderno, eficaz e de longa duração, que pode transformar vidas e contribuir para a redução das gestações não planejadas.

Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA