Saiba identificar os sinais de alerta para emergências cardíacas e agir rápido
Entenda quais sintomas exigem atendimento imediato para prevenir mortes por infarto no Brasil
As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo, e o Brasil enfrenta um cenário preocupante, ocupando o 9º lugar em número de óbitos por problemas cardíacos. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 17,5 milhões de pessoas morrem anualmente por essas doenças, e no Brasil, elas representam cerca de 30% dos óbitos, totalizando aproximadamente 300 mil mortes por ano.
O Infarto Agudo do Miocárdio, conhecido popularmente como ataque cardíaco, é a maior causa dessas mortes no país, com estimativas que variam entre 300 mil e 400 mil casos anuais. A cada 5 a 7 ocorrências, um paciente não sobrevive. Por isso, a rapidez no atendimento nos primeiros minutos é fundamental para salvar vidas.
De acordo com a Dra. Luciana Gontijo Vivian, médica cardiologista e coordenadora de Pronto Atendimento do Hospital Orizonti, a procura imediata por atendimento cardiológico deve ocorrer ao surgirem sintomas como: dor intensa e prolongada no peito, que pode irradiar para as costas, rosto e braço esquerdo; falta de ar súbita, mesmo em repouso; palpitações fortes e irregulares; tontura ou desmaio; além de suor frio, palidez, pele azulada, náuseas e vômitos.
“O infarto é uma emergência que exige cuidados médicos imediatos. Identificar os sintomas pode ser decisivo para salvar a vida de uma pessoa. O tratamento, geralmente, é através do cateterismo e ou medicações adequadas como aspirina e anticoagulantes, por exemplo”, explica a cardiologista.
A especialista alerta ainda para a necessidade de atenção redobrada em casos de dor no peito durante a prática esportiva, histórico familiar de problemas cardíacos, mesmo em pacientes jovens, e qualquer um dos sintomas mencionados, independentemente da idade.
O ataque cardíaco ocorre quando coágulos interrompem o fluxo sanguíneo de forma súbita, levando à morte das células do músculo cardíaco. Em casos raros, pode ser causado por contração da artéria ou desprendimento de coágulos originados no próprio coração.
Dra. Luciana reforça a importância de que a população esteja atenta aos sinais do corpo e não hesite em buscar ajuda médica. “Em casos de suspeita de problemas cardíacos, cada minuto conta. Não se automedique e procure um pronto atendimento cardiológico imediatamente. Essa atitude pode fazer toda a diferença para salvar vidas.”
Este conteúdo foi elaborado com base em informações da assessoria de imprensa do Hospital Orizonti, referência em saúde e experiência do paciente em Minas Gerais, que conta com uma estrutura completa para atendimento cardiológico de urgência e emergência.
Ficar atenta aos sinais do corpo e agir com rapidez pode ser decisivo para a saúde do seu coração. Cuide-se!

Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA