Setembro Amarelo reforça cuidado integral da saúde mental e seu impacto no corpo

Campanha “Bem me Quer, Bem me Quero” destaca a conexão entre mente e corpo e a importância do diagnóstico precoce

Com o início do Setembro Amarelo, mês dedicado à conscientização sobre a prevenção do suicídio, a Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores de Transtornos Afetivos (ABRATA) e a Viatris no Brasil reforçam a importância do cuidado integral com a saúde mental. A campanha deste ano, intitulada “Bem me Quer, Bem me Quero”, traz o mote “O que afeta a mente, transforma o corpo”, destacando a interligação entre os transtornos mentais e suas repercussões físicas.

Segundo dados da literatura médica, pacientes com transtornos mentais, como ansiedade e depressão, frequentemente buscam atendimento em outras especialidades antes de receberem o diagnóstico correto. Um estudo com dados de operadoras privadas de saúde revelou que, em média, cada paciente com ansiedade realizou cinco consultas médicas em diferentes áreas, como cardiologia, ginecologia e ortopedia, antes de ser diagnosticado. Além disso, 86% desses pacientes passaram pelo pronto-socorro, evidenciando a dificuldade no reconhecimento precoce desses transtornos.

A campanha alerta que sintomas emocionais e psicológicos muitas vezes se manifestam no corpo, por meio de dores persistentes, distúrbios do sono e alterações gastrointestinais e cardiovasculares. No entanto, muitos profissionais de saúde ainda não estão capacitados para identificar essas manifestações como sinais de saúde mental. “Precisamos romper com a ideia de que saúde mental se restringe ao consultório psiquiátrico. O cuidado integral passa pelo olhar atento de todas as especialidades”, afirma Neila Campos, presidente da ABRATA.

Outro ponto importante destacado é a escassez de especialistas em saúde mental no Brasil, com uma média de apenas 6,6 psiquiatras para cada 100 mil habitantes. Além disso, grupos como mulheres, crianças e adolescentes apresentam maior vulnerabilidade: 1 em cada 6 pessoas com transtornos mentais tem entre 10 e 19 anos, e 7 em cada 10 pessoas com depressão ou ansiedade são mulheres. Esses dados reforçam a necessidade de ampliar o acesso ao cuidado e capacitar profissionais para acolher e encaminhar esses pacientes adequadamente.

Dra. Elizabeth Bilevicius, Diretora Médica da Viatris no Brasil, ressalta que “promover saúde de forma integral é, também, promover acesso. E no Brasil de hoje, isso significa incluir o cuidado em saúde mental em todos os níveis de atenção.” A campanha convida médicos de diversas especialidades a estarem mais atentos aos sinais da depressão e ansiedade, ressaltando que saúde física e mental estão profundamente interconectadas.

Esta iniciativa, baseada em dados da assessoria de imprensa da ABRATA e Viatris, reforça a urgência de uma abordagem mais ampla e integrada para a saúde mental no país, especialmente para o público feminino, que é mais afetado por esses transtornos. O Setembro Amarelo é uma oportunidade para ampliar o diálogo, promover o autocuidado e fortalecer a rede de apoio para quem enfrenta desafios emocionais.

EstagiárIA

Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA

👁️ 56 visualizações
🐦 Twitter 📘 Facebook 💼 LinkedIn
compartilhamentos

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar