UNICEF e Infinis firmam parceria para fortalecer a saúde infantil no Brasil
Filantropia e políticas públicas unidas para promover prevenção, nutrição e saúde mental de crianças e adolescentes
Com dados da assessoria de imprensa, o Afina Menina traz uma importante notícia sobre a nova parceria entre o UNICEF e o Instituto Futuro é Infância Saudável (Infinis), que reforça o papel da filantropia no fortalecimento das políticas públicas de saúde voltadas para crianças e adolescentes no Brasil. A colaboração, que amplia a relação já existente com a Fundação José Luiz Setúbal (FJLS), tem foco especial em municípios das regiões Norte e Nordeste, áreas que enfrentam desafios persistentes na saúde infantil.
O Infinis, braço de filantropia e advocacy da FJLS, acredita que a filantropia pode atuar como uma ponte entre os setores privado e público, colaborando para ampliar e qualificar os serviços de saúde oferecidos pelo governo em suas diferentes esferas. A parceria com o UNICEF está alinhada a essa visão e investirá em ações de prevenção de doenças e promoção do bem-estar, apoiando governos municipais, estaduais e federal.
Durante os próximos três anos, a cooperação apoiará a agenda de Saúde do UNICEF no Brasil, que prioriza três áreas principais. A primeira é o fortalecimento da saúde primária, com ênfase na imunização infantil, especialmente por meio da estratégia Busca Ativa Vacinal (BAV), já apoiada pela Fundação desde 2022. A segunda área é a segurança alimentar e nutricional, com foco em políticas e serviços integrados que garantam o acesso a dietas saudáveis e sustentáveis. A terceira prioridade envolve estratégias voltadas à saúde mental, um tema cada vez mais relevante para o bem-estar das crianças e adolescentes.
Luciana Phebo, chefe de área de Saúde e Nutrição do UNICEF no Brasil, destaca que “a nova parceria entre o UNICEF e o Infinis reforça o potencial de uma colaboração de longo prazo para influenciar positivamente as políticas públicas e garantir que crianças e adolescentes, especialmente os mais vulneráveis, tenham seus direitos à saúde e ao bem-estar assegurados”. Já Márcia Kalvon, diretora executiva do Infinis, ressalta a sinergia entre as agendas das instituições: “Ao conhecer o Plano País do UNICEF para o ciclo 2024-2028, ficou claro a sinergia das nossas agendas em prol da saúde e proteção de crianças e adolescentes, então a ampliação da nossa parceria foi um caminho natural”.
Essa cooperação é fruto de uma trajetória que começou em 2022, quando a Fundação José Luiz Setúbal passou a apoiar a Busca Ativa Vacinal, uma estratégia do UNICEF para retomar a imunização infantil. Desde então, o apoio foi ampliado para ações em territórios indígenas, como a crise Yanomami, com doações de leites terapêuticos para o tratamento da desnutrição aguda grave, e iniciativas de resiliência climática em Unidades Básicas de Saúde na Terra Munduruku, no Pará. Além disso, a Fundação investiu em estudos que fornecem dados essenciais para a formulação de políticas públicas, como o levantamento sobre “O Custo da Assistência Social no Brasil” e a análise dos “Gastos Sociais com Crianças e Adolescentes (GSCA)”.
O Infinis, criado em 2025, tem como missão intensificar e qualificar a defesa da saúde pública para crianças e adolescentes, atuando em quatro eixos principais: segurança alimentar e nutricional, saúde mental, prevenção às violências e fortalecimento da sociedade civil. Com base em evidências científicas, o instituto busca aprimorar políticas públicas e transformar comportamentos por meio de projetos e parcerias, contribuindo para o desenvolvimento de soluções locais que promovam a saúde na infância e adolescência.
Essa parceria entre UNICEF e Infinis representa um avanço significativo para a saúde infantil no Brasil, mostrando como a união entre filantropia e políticas públicas pode gerar impactos duradouros na vida das crianças e adolescentes, especialmente os mais vulneráveis.

Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA