Agosto Branco: Hospital HSANP alerta para os perigos do tabagismo e novos riscos do vape

No Dia Nacional de Combate ao Fumo, entenda os impactos do tabaco e das novas formas de consumo de nicotina

No dia 29 de agosto, o Brasil celebra o Dia Nacional de Combate ao Fumo, uma data instituída pela Lei nº 7.488/1986 com o objetivo de alertar a população sobre os graves prejuízos causados pelo tabagismo. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que o cigarro é responsável por cerca de 200 mil mortes anuais no Brasil e quase 5 milhões em todo o mundo. Essas informações foram divulgadas pela assessoria de imprensa do Hospital HSANP, que reforça a importância da conscientização sobre o tema.

Mais do que um vício, o consumo de produtos derivados do tabaco representa um problema de saúde pública com impactos políticos, financeiros, ambientais e sociais. Entre as principais consequências do tabagismo estão o desenvolvimento de câncer de pulmão, boca, garganta e laringe, além de doenças cardíacas, problemas respiratórios e danos à saúde bucal.

Ulisses do Santos, Diretor do Hospital HSANP, destaca a importância de os fumantes buscarem abandonar o vício, beneficiando não apenas a si mesmos, mas também as pessoas ao seu redor. “Felizmente, os malefícios do fumo estão difundidos entre a população, mas ainda precisamos de uma maior conscientização sobre os problemas causados aos fumantes passivos”, alerta o diretor.

Além dos cigarros convencionais, o Hospital HSANP chama atenção para as novas formas de consumo de nicotina, como os cigarros eletrônicos, conhecidos como vapes ou pods. Segundo o diretor, “essas novas modalidades são ainda mais nocivas se comparadas aos cigarros convencionais. De acordo com o InCor (Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP), esses dispositivos podem conter até seis vezes mais nicotina do que um cigarro convencional, aumentando o risco de dependência e danos à saúde”.

A luta contra o tabagismo, portanto, precisa ser constante e a conscientização deve permanecer ativa para que os índices de fumantes sejam reduzidos progressivamente, com a meta de eliminar esse problema no futuro. O Hospital HSANP, localizado no bairro de Santana, em São Paulo, é referência na Zona Norte da capital paulista e reconhecido por oferecer atendimento humanizado e seguro a mais de 12 mil pacientes mensalmente.

Neste Agosto Branco, reforçar a importância de combater o tabagismo é fundamental para preservar a saúde e a qualidade de vida, especialmente entre as mulheres, que também são impactadas direta e indiretamente pelo consumo do tabaco e seus derivados.

EstagiárIA

Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA

👁️ 55 visualizações
🐦 Twitter 📘 Facebook 💼 LinkedIn
compartilhamentos

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar