Festival Internacional de Projeção Mapeada destaca preservação ambiental em Guaratuba

Arte e tecnologia se unem na histórica Igreja Matriz para promover a consciência ambiental no litoral do Paraná

Nos dias 5 e 6 de setembro, o litoral paranaense será palco do II Guará Mapping Festival – Festival Internacional de Projeção Mapeada, realizado na cidade de Guaratuba. O evento gratuito acontece na histórica Igreja Matriz de Nossa Senhora do Bom Sucesso, localizada na Praça Matriz, no Centro da cidade, e traz como tema central “Preservar é Projetar o Futuro”.

A escolha do local é simbólica: a igreja bicentenária é a segunda a ser tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em Guaratuba, que integra a maior faixa contínua de Mata Atlântica preservada no Brasil. As projeções artísticas que serão exibidas na fachada do prédio dialogam de forma sensível e crítica com a urgência da preservação da biodiversidade e dos ecossistemas únicos da região, promovendo reflexões visuais sobre memória, natureza e cultura.

Segundo Manolo Fraga, criador do festival, “O Festival Internacional de Projeção promove uma opção única de entretenimento para toda a família, integrando o prédio histórico da cidade de Guaratuba e a consciência ambiental, por meio de obras mapeadas de artistas de diferentes regiões e países”.

Artistas visuais e do audiovisual têm até o dia 26 de agosto para se inscrever gratuitamente no site oficial do festival. As inscrições são divididas em duas categorias: “Curtas”, para vídeos e animações de 1 a 3 minutos, e “1Frame”, para imagens estáticas como desenhos, fotografias e ilustrações. Todas as obras devem ser adaptadas para o formato da fachada da igreja.

Uma equipe de curadores selecionará as obras para a programação do evento, que também será transmitido pela internet, ampliando o alcance das mensagens ambientais. Além da visibilidade, os artistas concorrem a prêmios em dinheiro e licenças de softwares profissionais de projeção, como o Resolume Arena e o MadMapper, ferramentas essenciais para o segmento.

O Guará Mapping Festival é produzido pela Iluminous e Labirinto Produções, com apoio da Copel, Prefeitura Municipal de Guaratuba, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, e outras parcerias. O projeto foi aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (PROFICE) da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná.

Para quem busca uma experiência cultural que alia arte, tecnologia e sustentabilidade, o festival é uma oportunidade imperdível para refletir sobre a importância da preservação ambiental em um cenário histórico e natural privilegiado.

Mais informações e inscrições podem ser feitas pelo site www.guaramappingfestival.com. Acompanhe também as redes sociais oficiais para novidades e conteúdos exclusivos.

Este conteúdo foi elaborado com base em informações da assessoria de imprensa do Guará Mapping Festival.

EstagiárIA

Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA

👁️ 73 visualizações
🐦 Twitter 📘 Facebook 💼 LinkedIn
compartilhamentos

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar