Carolina Ferman brilha no teatro com solo autoral e estreia série na HBO
Atriz celebra retomada artística após maternidade com espetáculo FERA e papel em série impactante
A atriz Carolina Ferman vive um momento de grande destaque em sua carreira, combinando sua paixão pelo teatro com uma nova fase no audiovisual. Aos 37 anos, ela está em cartaz com o solo autoral FERA, em temporada até 31 de agosto no Espaço Cultural Sérgio Porto, no Rio de Janeiro, e se prepara para a estreia da série “Ângela Diniz: O Crime da Praia dos Ossos”, prevista para este ano na HBO Max.
Após um período dedicado à maternidade, Carolina retorna aos palcos com um trabalho que representa sua integridade artística e maturidade. Idealizadora, co-dramaturga e intérprete do espetáculo dirigido por Natasha Corbelino, ela explora a vulnerabilidade radical do encontro entre o humano e o selvagem, inspirada no ataque sofrido pela filósofa ecofeminista Val Plumwood por um crocodilo na Austrália. “Esse trabalho me traz de volta para a minha integridade artística. Eu me sinto inteira nele, de todas as formas possíveis como artista”, afirma a atriz.
FERA é um grito de liberdade que reflete a apropriação do seu trabalho e a ousadia de sonhar e concretizar abismos no palco. Este é seu segundo solo, após Abas (2018), que também abordava a vulnerabilidade do corpo feminino. Formada em teatro pela CAL e em cinema pela PUC-Rio, Carolina estreou profissionalmente aos 17 anos e construiu uma sólida trajetória com mais de vinte espetáculos. A partir dos 30 anos, intensificou sua atuação no audiovisual, escolhendo narrativas que exploram as complexidades da experiência feminina.
Na série da HBO Max, Carolina interpreta Ione, uma personagem multifacetada que representa a elite carioca da época e enfrenta temas como aborto, opressão e cumplicidade feminina. “Ione é uma amiga que Ângela faz quando vem de Belo Horizonte para o Rio. No começo existe uma competição entre as duas, mas isso se transforma em uma relação sincera depois que ela precisa pedir ajuda para fazer um aborto. A legalização do aborto é um tema fundamental que precisa ser discutido, é um assunto de saúde pública”, comenta a atriz.
Carolina acredita no poder transformador da arte e na micropolítica como ferramenta para mudar o mundo, começando pelo próprio universo pessoal. Inspirada por nomes como Fernanda Torres, Renata Sorrah e pensadores como Augusto Boal e bell hooks, ela também atua como professora, reforçando seu compromisso com o teatro como um serviço à sociedade. “Meu desejo é provocar liberdade nas pessoas, mesmo que eu ainda esteja conquistando a minha”, conclui.
SERVIÇO
Espetáculo FERA
Local: Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto, Rua Humaitá, 163 – Humaitá, Rio de Janeiro – RJ
Temporada: 07 a 31 de agosto de 2025
Horários: Sextas e sábados às 19h, domingos às 18h
Ingressos: R$40 (inteira); R$20 (meia)
Classificação: 18 anos
Duração: 60 minutos
Ingressos online: https://ingressosriocultura.com.br/riocultura/events/46406
Este conteúdo foi elaborado com informações da assessoria de imprensa MAR COMUNICAÇÃO.

Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA