Superlógica lança campanha Agosto Lilás para combater violência contra a mulher em condomínios

Movimento nacional reforça papel dos condomínios como espaços de proteção e acolhimento às mulheres

Com dados da assessoria de imprensa, o Grupo Superlógica, líder em tecnologia para o mercado do morar, lançou a campanha Agosto Lilás, movimento nacional de conscientização e combate à violência contra a mulher. A novidade desta iniciativa é o foco no universo condominial, ressaltando que a violência não se restringe ao interior do lar, mas pode ocorrer também em espaços de convivência como condomínios.

Com o mote “Quando o lar tem voz, nenhum grito se cala”, a campanha propõe ampliar a percepção de que condomínios devem ser ambientes de proteção, acolhimento e prevenção. A violência contra a mulher, embora muitas vezes invisível, pode se manifestar dentro dos apartamentos, nas áreas comuns e até nas relações entre vizinhos. Segundo levantamento do Fórum Brasileiro de Segurança Pública em parceria com o Datafolha, as mulheres correm mais risco de sofrer violência dentro de casa do que nas ruas.

Por isso, o Grupo Superlógica destaca o papel fundamental da comunidade condominial — incluindo síndicos, administradoras, equipes de apoio e moradores — para romper o ciclo da omissão que perpetua a violência. “Queremos inspirar ação e solidariedade, mostrando que o combate à violência é um compromisso coletivo. Condomínios têm um papel único nesse processo, pela proximidade com o dia a dia das pessoas”, afirma Talita Zampieri, CMO do Grupo Superlógica.

A campanha também chama atenção para a Lei nº 17.406/2021, do Estado de São Paulo, que obriga condomínios residenciais e comerciais a comunicarem imediatamente às autoridades policiais casos ou indícios de violência doméstica ocorridos em suas dependências, sejam nas áreas comuns ou dentro das unidades. A comunicação deve ser feita por escrito, preservando a identidade da vítima e das testemunhas.

Além do cumprimento da lei, a Superlógica reforça ações práticas que qualquer pessoa no condomínio pode adotar para ajudar: identificar sinais como mudanças bruscas de comportamento, isolamento, marcas físicas e expressões de medo; acolher e ouvir sem julgamento; e acionar canais de denúncia, como o Disque 180, Disque 190, aplicativo Proteja Brasil e delegacias especializadas.

Com essa atuação, a Superlógica reafirma seu compromisso com causas sociais e com a transformação do mercado condominial em um espaço seguro, acolhedor e solidário para todas as mulheres. A campanha Agosto Lilás reforça que a proteção contra a violência é uma responsabilidade coletiva e que o ambiente do condomínio pode ser um importante aliado na prevenção e no combate a esse grave problema social.

EstagiárIA

Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA

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