Capacitação contínua fortalece equipe de ONG esportiva e amplia impacto social
Mempodera investe em formação e suporte psicológico para educadoras, promovendo empoderamento e inclusão pelo esporte
Dados da assessoria de imprensa revelam que a Mempodera, organização sem fins lucrativos ligada ao esporte, aposta na capacitação contínua para fortalecer sua equipe e ampliar o impacto social de suas atividades. A ONG oferece gratuitamente aulas de wrestling e inglês introdutório ao esporte para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos, atuando em diversas cidades do Brasil.
Para garantir que a equipe esteja alinhada e preparada, a Mempodera realiza formações semestrais e encontros pedagógicos semanais. “A formação continuada valoriza a equipe e mostra que a instituição se importa com a qualidade do programa oferecido e também com o bem-estar e desenvolvimento das profissionais”, destaca Paula Korsakas, consultora que colaborou na construção da metodologia da ONG.
A metodologia da Mempodera prioriza a criação de espaços seguros, onde as meninas se sintam acolhidas durante as atividades. Por isso, um dos dias da capacitação é dedicado à psicologia, com foco no cuidado emocional da equipe. O outro dia reforça a aplicação prática do ensino da luta nas unidades de atendimento. “A prática pedagógica cotidiana é a principal fonte de conhecimento da formação continuada que, por meio da reflexão crítica sobre suas próprias práticas, permite que as educadoras aprimorem suas competências”, explica Paula.
Além das capacitações principais, a equipe participa semanalmente de reuniões pedagógicas para discutir temas do cotidiano, leituras e situações vivenciadas nos núcleos. “Temos uma preocupação muito grande em entender os acontecimentos diários para nos posicionarmos de forma consciente”, afirma Mayara Graciano, coordenadora da Mempodera.
Durante o ano, os profissionais também realizam cursos complementares relacionados à metodologia, abordando temas essenciais como prevenção de abuso e assédio, racismo no esporte e diversidade. Tudo isso é trabalhado de forma lúdica, mas sempre com um propósito claro: promover a igualdade de gênero e o empoderamento das meninas por meio do esporte e da educação.
Desde 2022, a ONG investe ainda em suporte psicológico para a equipe, com encontros mensais virtuais e sessões individualizadas quando necessário. “As profissionais reconhecem o diferencial desse trabalho e valorizam o espaço criado para as reflexões, que buscam cuidar e enriquecer a atuação delas”, comenta a psicóloga Ângela Bernardes.
Nas capacitações presenciais, a psicóloga promove espaços de reflexão sobre a prática educativa, fortalecendo a equipe para enfrentar desafios e desenvolver novas ideias. “É fundamental existir um espaço para pensar a condição individual na prática profissional, pois onde existem pessoas, existem divergências e conflitos que precisam ser trabalhados”, conclui Ângela.
Com mais de 750 jovens atendidos desde 2018, a Mempodera segue transformando vidas e promovendo a igualdade de gênero através do esporte, educação e fortalecimento de vínculos, contando com o apoio de parceiros e patrocinadores comprometidos com essa missão.

Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA