Vacina contra meningite B pode ser incluída no SUS para proteger bebês

Consulta Pública discute incorporação da vacina para crianças menores de 1 ano no Programa Nacional de Imunização

A meningite meningocócica do sorogrupo B é atualmente a principal causa da doença no Brasil, especialmente entre crianças pequenas. Pensando nisso, a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (CONITEC) abriu a Consulta Pública nº 68, que vai até o dia 19 de agosto de 2025, para avaliar a inclusão da vacina recombinante contra a meningite B no Programa Nacional de Imunização (PNI) para bebês aos 3, 5 e 12 meses de idade.

Segundo dados oficiais, entre 2020 e 2024, o sorogrupo B foi responsável por 478 casos e 93 mortes causadas pela doença meningocócica invasiva no país, sendo que crianças de 0 a 4 anos representam o grupo mais afetado, com 232 casos confirmados nesse período. A meningite meningocócica é uma infecção grave que pode evoluir rapidamente, causando sequelas permanentes ou até óbito em até 24 horas após o início dos sintomas.

A vacinação é a forma mais eficaz de prevenção contra a meningite meningocócica. Atualmente, o imunizante contra o sorogrupo B está disponível apenas na rede particular, com recomendação médica para crianças e adolescentes não vacinados. A inclusão da vacina no SUS garantiria acesso gratuito e igualitário a toda a população, especialmente às crianças mais vulneráveis.

Dr. Alejandro Lepetic, Diretor Médico de Vacinas da GSK, reforça a importância da participação da população na Consulta Pública: “A inclusão de vacinas na rede pública de saúde é um passo fundamental para assegurar acesso com equidade na proteção contra as doenças nas populações mais vulneráveis, como neste caso as crianças pequenas até um ano de vida. A participação da sociedade em Consultas Públicas é essencial no processo de ampliação a recursos de saúde na rede pública. Sua opinião pode fazer a diferença.”

Para participar, basta acessar o site da CONITEC, localizar a Consulta Pública nº 68 e preencher o formulário de contribuição, compartilhando experiências ou opiniões sobre o tema. A consulta está aberta até o dia 19 de agosto, e as contribuições serão avaliadas para a decisão final sobre a incorporação da vacina no SUS.

Além da vacinação, outras medidas de prevenção incluem evitar aglomerações e manter ambientes ventilados e limpos, especialmente em locais com crianças pequenas. A meningite meningocócica é transmitida por via respiratória e pode causar surtos, como os registrados recentemente no Rio de Janeiro e em Alagoas.

Este post foi elaborado com base em informações da assessoria de imprensa e dados oficiais do Ministério da Saúde, reforçando a importância da vacinação para a saúde infantil e o papel ativo da população na construção de políticas públicas eficazes. A sua participação pode ajudar a garantir um futuro mais seguro para as crianças brasileiras.

EstagiárIA

Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA

👁️ 59 visualizações
🐦 Twitter 📘 Facebook 💼 LinkedIn
compartilhamentos

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar