Jaguariúna lança programa gratuito de apoio para jovens mães de primeira viagem

Primeiros Laços oferece acompanhamento domiciliar para gestantes entre 14 e 24 anos, promovendo saúde física e mental

Jaguariúna deu um importante passo para o apoio às jovens mães com o lançamento do programa Primeiros Laços, que oferece acompanhamento domiciliar gratuito para gestantes de primeira viagem com idade entre 14 e 24 anos. A iniciativa, oficializada em 14 de agosto durante evento no Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ), é resultado da parceria entre UniFAJ, o Centro de Pesquisa e Inovação em Saúde Mental (CISM) e a Secretaria da Saúde do município.

O programa, que já é aplicado em Indaiatuba desde julho de 2024, visa cuidar da saúde mental e física das jovens gestantes, além de fortalecer o vínculo entre mãe e bebê, promovendo um desenvolvimento infantil saudável e de qualidade. Segundo a professora Adriana Tebaldi, gestora do curso de Enfermagem da UniFAJ e supervisora do projeto em Jaguariúna, “o projeto tem por objetivo fortalecer esse vínculo entre a mãe e o bebê, proporcionando à criança um desenvolvimento infantil adequado e com qualidade”.

O Primeiros Laços oferece um total de 38 visitas domiciliares para cada participante, iniciando ainda na gestação — até 20 semanas — e se estendendo até os dois primeiros anos de vida da criança. As visitas são realizadas por enfermeiras que orientam as mães sobre cuidados práticos, como amamentação, troca de fraldas e banho, além de preparar para a rotina após o parto. A duração de cada visita varia entre 40 e 60 minutos, com frequência quinzenal ou mensal, conforme a idade do bebê.

Vinícius Nagy Soares, gestor do programa, destaca a importância da iniciativa: “com o oferecimento das visitas domiciliares às jovens gestantes, teremos um ganho significativo na assistência a gestantes em situação de vulnerabilidade social, com repercussões positivas na saúde mental e no desenvolvimento infantil”.

Para participar, as jovens gestantes devem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima ou entrar em contato pelo WhatsApp do programa. Além disso, o Primeiros Laços possui uma página no Instagram para mais informações.

O programa tem origem em um modelo americano, o Family Nursing Partnership, e já mostrou resultados positivos em Indaiatuba, onde foram realizadas 231 visitas a 45 gestantes. Estudos indicam que o acompanhamento melhora habilidades parentais e o desenvolvimento cognitivo, social e emocional das crianças. A pesquisadora Lislaine Aparecida Fracolli, do CISM, ressalta que “as crianças submetidas ao programa tiveram melhores habilidades cognitivas e sociais, prontidão e desenvolvimento linguístico”.

Reconhecido nacionalmente, o Primeiros Laços venceu o prêmio Abril & Dasa de Inovação Médica em 2018, na categoria “Inovação em Medicina Social”, reforçando seu impacto positivo na saúde pública.

Com essa iniciativa, Jaguariúna reforça seu compromisso com a saúde e o bem-estar das jovens mães e seus filhos, promovendo um suporte essencial para um início de vida mais saudável e acolhedor. Este conteúdo foi elaborado com dados da assessoria de imprensa.

EstagiárIA

Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA

👁️ 85 visualizações
🐦 Twitter 📘 Facebook 💼 LinkedIn
compartilhamentos

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar