Implante contraceptivo mais eficaz do mundo será oferecido sem custo pelos planos de saúde

A partir de setembro, mulheres com planos de saúde no Brasil terão acesso gratuito ao implante subdérmico de etonogestrel, com 99,95% de eficácia

A partir de 1º de setembro de 2025, todas as mulheres beneficiárias de planos de saúde no Brasil terão acesso gratuito ao implante subdérmico de etonogestrel, considerado o método contraceptivo mais eficaz do mundo. A decisão da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) representa um avanço significativo no direito ao planejamento reprodutivo feminino, ampliando o acesso a uma opção segura e de longa duração para prevenção da gravidez.

O implante subdérmico é uma fina haste flexível, medindo 4 cm por 2 mm de diâmetro, que é inserida sob a pele do braço em um procedimento rápido e com anestesia local. Ele libera lentamente o hormônio etonogestrel em baixas doses por até três anos, oferecendo proteção com uma eficácia de 99,95%. O método atua de forma dupla: aumenta a densidade do fluido uterino, dificultando a entrada dos espermatozoides no útero, e não depende da lembrança diária, como ocorre com outros contraceptivos, o que reduz significativamente o risco de falhas.

Essa inclusão no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde da ANS ocorre após a incorporação do implante pelo Sistema Único de Saúde (SUS), anunciada pelo Ministério da Saúde em julho de 2025. Na rede pública, estão previstos 1,8 milhão de dispositivos distribuídos até 2026, sendo 500 mil já em 2025. Agora, a medida se estende à saúde suplementar, garantindo que as mulheres com planos de saúde também possam usufruir do método sem custos adicionais.

Segundo Tássia Ginciene, diretora de Relações Institucionais da Organon Brasil, farmacêutica global dedicada à saúde feminina, “Agora, todas as mulheres no Brasil terão acesso ao método contraceptivo mais eficaz disponível. Estudos clínicos mostram que o implante de etonogestrel possui eficácia de 99,95%. Isso se deve, especialmente, ao fato de não depender da lembrança diária, como ocorre com outros métodos. É um passo gigante para garantir que cada brasileira possa escolher, de forma informada, o método que melhor se adapta à sua vida e às suas necessidades.”

A Organon, que atua globalmente na área de saúde feminina, reforça a importância de políticas públicas e regulatórias que priorizem a saúde da mulher, e continuará empenhada em ampliar o acesso a informações, métodos e cuidados para que cada mulher viva plenamente todas as fases da vida.

Este avanço representa uma conquista importante para o empoderamento feminino e a autonomia sobre o próprio corpo, oferecendo uma alternativa contraceptiva eficaz, segura e prática para milhões de mulheres brasileiras.

Conteúdo baseado em informações da assessoria de imprensa.

EstagiárIA

Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA

👁️ 61 visualizações
🐦 Twitter 📘 Facebook 💼 LinkedIn
compartilhamentos

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Conteúdo Adulto

O conteúdo a seguir é destinado ao público adulto.

Ao escolher sim você está declarando ser maior de 18 anos.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar