Curso gratuito da BP capacita profissionais para melhorar saúde da mulher na Atenção Primária

Iniciativa do Proadi-SUS oferece formação online sobre cuidados essenciais para o ciclo de vida feminino

A BP – Beneficência Portuguesa de São Paulo, em parceria com o Ministério da Saúde por meio do Proadi-SUS (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde), está com inscrições abertas para um curso gratuito e online focado na saúde das mulheres. Destinado a agentes comunitários, enfermeiros, técnicos em enfermagem e médicos que atuam na Atenção Primária à Saúde (APS), o curso visa qualificar o atendimento às mulheres em todas as fases do ciclo de vida feminino.

Segundo dados apresentados pela assessoria de imprensa da BP, o público feminino demanda cuidados específicos, especialmente diante de condições que impactam a qualidade de vida e o trabalho, como os miomas uterinos — terceira principal causa de afastamentos laborais — e a endometriose, que pode levar até sete anos para ser diagnosticada. Para enfrentar esses desafios, o curso aborda temas essenciais como anticoncepção, prevenção do HPV, educação sexual, amenorreia primária, transição menopausal, prolapso genital, incontinência urinária de esforço e urgência, sangramento uterino anormal, além de cuidados direcionados à população LGBTQIA+ e combate à violência contra a mulher.

Roberta Azevedo, coordenadora do projeto na BP, destaca que “o intuito é qualificar o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) ao sensibilizar os profissionais sobre as especificidades de gênero que interferem na saúde da mulher, buscando contribuir para a redução da morbidade e da mortalidade feminina, em especial por causas evitáveis”. Ela ressalta ainda que a iniciativa contribui para a economia ao tornar os tratamentos mais custo-efetivos, reduzindo a incidência de doenças e permitindo que as mulheres mantenham sua qualidade de vida e rotina de trabalho.

O curso, que tem duração entre 3 e 5 horas, é oferecido no formato EAD com aulas gravadas e interativas, facilitando o acesso dos profissionais em diferentes regiões do Brasil. A formação é uma continuidade do projeto iniciado em anos anteriores, que inicialmente focava no rastreamento, diagnóstico e tratamento da endometriose, e agora amplia seu escopo para diversas questões de saúde feminina.

As inscrições estão abertas até o final de 2026 e podem ser feitas pelo link disponibilizado pela BP. Essa ação integra o Proadi-SUS, programa criado em 2009 para apoiar o SUS por meio de capacitação, pesquisa e incorporação de tecnologias, contando com a expertise de hospitais de referência em todo o país.

Essa iniciativa representa um importante avanço na qualificação dos profissionais que atuam na linha de frente da saúde pública, garantindo uma assistência mais humanizada e eficaz para as mulheres brasileiras em todas as etapas de suas vidas.

Para mais informações e inscrições, acesse o portal da BP e participe dessa capacitação essencial para a saúde feminina no Brasil.

EstagiárIA

Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA

👁️ 71 visualizações
🐦 Twitter 📘 Facebook 💼 LinkedIn
compartilhamentos

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar