II Simpósio Pretaenerd Academy anuncia programação gratuita sobre cultura pop e dissidências
Evento online reúne oficinas e mesas de debate com foco em diversidade, cultura pop e pensamento crítico
Com dados fornecidos pela assessoria de imprensa, o II Simpósio Pretaenerd Academy apresenta sua programação completa e gratuita, em uma edição especial dedicada à cultura pop e às dissidências. O evento será realizado de forma online nos dias 16 de agosto, 13, 20 e 27 de setembro de 2025, com acesso livre e classificação indicativa para todas as idades.
Após um processo seletivo que recebeu inscrições de várias regiões do Brasil, o simpósio divulgou os nomes dos oficineiros e comunicadores que conduzirão as atividades. A iniciativa, realizada com o apoio do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal e das editoras Boitempo, Darkside Books, além do espaço cultural Verbal Criativa, tem como tema “Cultura Pop & Dissidências”. O objetivo é promover um ambiente de troca de conhecimento permeado por companheirismo, paixão pela cultura pop e rigor intelectual.
A criadora da iniciativa, Anne Quiangala, destaca: “Vamos celebrar as identidades, pensamentos e práticas dissidentes com conteúdo crítico sobre os livros, filmes, quadrinhos e jogos que consumimos. Partimos da ideia de nos reunirmos pelas diferenças e também pelo desejo de pertencer, de poder conversar sobre o que amamos, aprender e ensinar com respeito mútuo.”
A programação inicia em 16 de agosto com a oficina online “Escreva como uma Super-Heroína – Escrita acadêmica feminista”, ministrada por Ellen Alves (RJ), com inscrições abertas até 14 de agosto. Nos dias 13, 20 e 27 de setembro, serão realizadas quatro mesas de discussão e uma oficina de encerramento com temas que abordam desde o afro futurismo, neurodivergência, rock negro, até questões de apropriação cultural e exclusão social no audiovisual.
As mesas contarão com comunicadores que apresentarão trabalhos como “A gente se vê ontem? Sankofa, afro futurismos e passadismos na ficção jovem negra contemporânea”, “Dissidências neuroqueer”, “O rock é negro e dissidente, ponto!” e “O medo, o outro e dissidências”. A oficina final, em 27 de setembro, será “Imaginação radical dissidente e a escrita do impossível: corpos dissidentes em rotas de fugas no tempo e espaço da ficção”, com Isa e Pétala Souza (SP).
Todas as atividades serão transmitidas gratuitamente e simultaneamente pelas plataformas Twitch e YouTube, nos canais Preta, Nerd & Burning Hell e Pretaenerd Academy. As inscrições para a oficina de encerramento estarão abertas entre 25 de agosto e 15 de setembro no site oficial.
A Pretaenerd Academy, criada por Anne Quiangala há 10 anos, é um espaço de ensino informal e democrático que acolhe pessoas marginalizadas por raça, gênero, classe, neurodivergência ou orientação sexual. A comunidade digital Preta, Nerd & Burning Hell reúne fãs de cultura pop que buscam um ambiente inclusivo para discutir temas que muitas vezes não encontram espaço na academia ou no mundo nerd tradicional.
Com mais de um milhão de acessos no site e milhares de seguidores nas redes sociais, o simpósio reforça seu compromisso com a diversidade e o diálogo crítico, celebrando a cultura pop sob uma perspectiva dissidente e acolhedora. Para mais informações, acesse www.pretaenerd.com.br ou acompanhe os canais oficiais nas redes sociais.

Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA