Dia dos Solteiros: celebre a liberdade e o amor-próprio nesta sexta-feira (15)
Aproveite a data para fortalecer a relação mais importante da sua vida: a que você tem consigo mesma
Nesta sexta-feira, 15 de agosto, é celebrado o Dia dos Solteiros, uma data que vai muito além de simplesmente não estar em um relacionamento amoroso. Segundo dados da assessoria de imprensa da Márcia Stival, a ocasião é uma oportunidade para honrar a relação mais duradoura e essencial que existe: a que temos conosco mesmas.
Renata Fornari, especialista em autoconhecimento e autoamor, destaca que estar solteira não significa solidão, mas sim uma escolha consciente de liberdade e conexão com a própria essência. Para muitas mulheres, a solteirice é um momento de desapego das armaduras emocionais que, por vezes, serviram como proteção, mas que hoje podem limitar a autenticidade e o amor-próprio.
“Muitas mulheres ainda carregam armaduras que um dia foram proteção – como a da Invisível, que se apaga para caber; a da Autossuficiente, que carrega tudo sozinha; a da Sabotadora, que começa e não sustenta; ou a da Controladora, que não consegue soltar o controle. No Dia dos Solteiros, o convite é se olhar no espelho e lembrar: você não precisa mais ser forte o tempo todo, precisa apenas ser você. Quando se despede do peso dessas armaduras, você se torna dona de si e livre para viver o amor de forma leve e verdadeira”, afirma Renata.
A especialista reforça que a felicidade nasce de dentro e que cultivar o amor-próprio é fundamental para criar relações saudáveis no futuro. “Quando cultivamos amor-próprio, aprendemos a nos valorizar e a respeitar nossos limites. E assim, buscamos apenas o que nos faz bem. Isso é fundamental para criar relações saudáveis, porque atraímos pessoas que vibram na mesma frequência que nós”.
Para fortalecer essa relação interna, Renata sugere práticas simples, como respeitar seus limites, reconectar-se com a própria essência, trocar a autocrítica por acolhimento e gentileza, e romper com padrões, pessoas e situações que não somam à sua vida.
Ela ainda destaca a importância de celebrar o relacionamento consigo mesma: “Se presenteie, se leve para um jantar, para um passeio, para um momento só seu. Como você gostaria que um amor te tratasse? Então trate-se assim. Todos os relacionamentos futuros tendem a refletir a forma como você se trata hoje”.
Para Renata Fornari, a solteirice pode ser um período fértil para crescer, explorar novos interesses e preparar-se para um relacionamento mais maduro e consciente – ou simplesmente para continuar vivendo a vida que você escolheu para si. Essa visão transforma o Dia dos Solteiros em um momento de autoconhecimento, liberdade e celebração do amor-próprio.
Com mais de 10 mil pessoas impactadas por seus cursos e mentorias, Renata é referência nacional em autoamor, cura emocional e desenvolvimento pessoal, e convida todas as mulheres a aproveitarem essa data para se reconectarem com a pessoa mais importante da vida: elas mesmas.

Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA