Instituto Natura e Avon lançam campanha “Sim, é violência. Chame pelo nome” no Agosto Lilás
Campanha reforça a importância de nomear todas as formas de violência contra a mulher para enfrentá-las efetivamente
Em apoio ao Agosto Lilás, mês dedicado à conscientização e combate à violência contra a mulher, o Instituto Natura e a Avon lançam a campanha “Sim, é violência. Chame pelo nome”. A iniciativa reforça a importância de reconhecer e nomear todas as formas de violência para que elas possam ser enfrentadas. A campanha foi divulgada pela assessoria de imprensa e traz um conceito inovador que será aplicado no Brasil durante agosto e em outros países da América Latina em novembro, durante os 16 Dias de Ativismo.
Beatriz Accioly, líder de Políticas Públicas pelo Fim da Violência contra as Mulheres do Instituto Natura, destaca que “o que não se nomeia, não se vê. E o que não se vê, não se enfrenta”. Segundo ela, a informação é a primeira etapa do acolhimento e do apoio às mulheres. “Nomear é reconhecer. Um dos modos mais eficazes de violar direitos é justamente impedir que as pessoas saibam que os têm. Por isso, trabalhar para que as mulheres conheçam seus direitos, transformem suas vidas e sejam reconhecidas em sua plena dignidade sempre esteve no centro da nossa atuação”, afirma Beatriz.
A campanha, criada pela agência Repense, propõe um conceito que funciona em diferentes países da América Latina e será trabalhada em duas etapas: primeiro, promovendo a escuta e o reconhecimento da violência; depois, incentivando a ação para que as mulheres conheçam seus direitos e toda a sociedade compreenda seu papel de acolhimento. Aline Leucz, diretora de Criação da Repense, ressalta que “o conceito é literalmente um chamado para que a sociedade não normalize as violências do dia a dia: uma cena de ciúme, uma piada maldosa no trabalho, sexo sem consentimento e perseguição nas redes sociais, por exemplo. Queremos ajudar a sociedade a identificar e nomear a violência, porque reconhecê-la é o primeiro passo para romper o ciclo”.
A campanha conta com um vídeo-manifesto que destaca as violências que não deixam marcas visíveis, mas que se disfarçam de amor, ciúme ou brincadeira. No Brasil, a ação será veiculada nas redes sociais do Instituto Natura e da Avon durante todo o mês de agosto. Em uma ação simbólica inédita, a Avon mudará a cor do seu logo para lilás no dia 7 de agosto, data que marca os 19 anos da Lei Maria da Penha, reforçando seu compromisso com a causa.
Além da conscientização, a campanha reforça os canais de apoio, como o canal Angela, que oferece suporte a mulheres em situação de violência doméstica pelo número (11) 94494-2415. Também está disponível um hub informativo com todas as ações da campanha no endereço www.institutonatura.org/agostolilas.
O Agosto Lilás foi instituído no Brasil em 2022, com a Lei 14.448, para fortalecer a proteção à mulher e a conscientização pelo fim da violência contra a mulher. A campanha está diretamente ligada à Lei Maria da Penha, sancionada em 7 de agosto de 2006, que reconhece cinco formas de violência: física, psicológica, sexual, patrimonial e moral.
Com essa campanha, Instituto Natura e Avon reforçam a importância de nomear todas as formas de violência para que a sociedade possa agir coletivamente na proteção e no acolhimento das mulheres, promovendo uma transformação real e necessária.

Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA