Vozes que Cuidam: Podcast que dá protagonismo às pacientes de câncer de mama estreia com impacto
Projeto multiplataforma reúne histórias reais e debates essenciais para fortalecer a voz das mulheres no combate ao câncer de mama
Com dados da assessoria de imprensa, o universo feminino ganha uma nova ferramenta de informação e empoderamento com o lançamento do podcast Vozes que Cuidam. Produzido pela SENSU Consultoria de Comunicação em parceria com o Estúdio Banca de Conteúdo, o projeto traz à tona histórias reais e o protagonismo das mulheres que enfrentam o câncer de mama, o tipo de câncer mais comum entre as mulheres.
O podcast, patrocinado pela AstraZeneca e realizado pelo Grupo Brasileiro de Estudos do Câncer de Mama (GBECAM), estreia com o episódio “Do medo à ação: quando a voz da paciente vira cuidado”. Nele, diferentes perspectivas se unem para mostrar a importância do protagonismo da paciente, do advocacy em saúde e da escuta ativa como pilares do cuidado oncológico.
Entre as vozes que compõem o episódio inaugural estão Helena Esteves, gerente de advocacy do Instituto Oncoguia; Gi Charaba, modelo, comunicadora, palestrante e sobrevivente de câncer de mama; e Laura Testa, diretora de Comunicação do GBECAM e oncologista clínica. Gi Charaba compartilha sua experiência de navegar pelo SUS para garantir tratamento, ressaltando que “a primeira coisa é segurar a mão dela e dizer: existe tratamento. E essa esperança vai ser o ponto dela de partida para ela voltar desse poço.”
A dimensão política do cuidado é destacada por Helena Esteves, que explica o papel do advocacy como estratégia para resolver problemas coletivos, ressaltando a importância do engajamento das pacientes para a construção de políticas públicas eficazes. Ela lembra que “nenhuma política acontece sem ter dinheiro” e reforça o convite à mobilização para um sistema de saúde mais justo.
Já do ponto de vista clínico, Laura Testa enfatiza que “não adianta nada eu estudar, ir ao congresso, revisar o caso 40 vezes, checar o exame, se eu não estiver disposta a entender o que aquela pessoa precisa eu estou cuidando de uma doença, não de uma pessoa.” Para ela, o sistema de saúde deve ser construído com múltiplas vozes e destaca o trabalho de Gi como multiplicadora para melhorar o SUS.
O Vozes que Cuidam é o quarto podcast/videocast da parceria entre SENSU e Estúdio Banca de Conteúdo, que já desenvolveram projetos para outras áreas da oncologia. Disponível no canal do GBECAM no YouTube e nas principais plataformas digitais, o podcast reforça o compromisso com uma comunicação técnica, acessível e socialmente engajada, fortalecendo o protagonismo das pacientes e promovendo o direito de serem ouvidas.
Para acompanhar o projeto e assistir ao primeiro episódio, acesse o canal do GBECAM no YouTube. Essa iniciativa representa um importante passo para ampliar o diálogo sobre câncer de mama, unindo informação, empatia e ativismo em prol da saúde feminina.

Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA