Unesp lança Processo Seletivo Unificado para democratizar acesso à pós-graduação
Iniciativa inédita reúne 48 programas e oferece inscrições gratuitas para mestrado e doutorado em 2026
A Universidade Estadual Paulista (Unesp) está promovendo uma importante inovação para o ingresso na pós-graduação com o lançamento do Processo Seletivo Unificado (PSU). A iniciativa visa ampliar a equidade no acesso aos cursos de mestrado e doutorado, além de garantir maior transparência e eficiência no processo seletivo dos programas de pós-graduação (PPGs). Os aprovados iniciarão suas atividades acadêmicas no primeiro semestre de 2026.
O PSU reunirá 48 programas da Unesp, que juntos oferecem 81 cursos de mestrado e doutorado, tanto acadêmicos quanto profissionais. As inscrições serão gratuitas e estarão abertas entre 18 de agosto e 22 de setembro de 2025. A unificação do processo facilita o planejamento dos candidatos e amplia o acesso a diferentes áreas do conhecimento, promovendo uma seleção mais justa e acessível.
Segundo a pró-reitora de pós-graduação da Unesp, professora Maria Valnice Boldrin, o processo unificado tem o potencial de diversificar o perfil dos estudantes, atraindo pessoas de diferentes rendas, localidades e perfis étnico-raciais. Ela destaca a importância de reduzir barreiras, como a exigência de fluência em outro idioma logo no início do curso, que pode afastar talentos de contextos sociais vulneráveis. “Temos que ponderar, inclusive, o capital social que traz à Universidade estudantes que vêm de um contexto social vulnerável”, afirma.
Cada programa participante manterá autonomia para definir seus critérios de seleção, podendo optar por etapas eliminatórias e classificatórias conforme suas especificidades. A Pró-Reitoria de Pós-Graduação oferecerá suporte com um manual de boas práticas, auxílio na elaboração de editais bilíngues e um guia de acolhimento para os aprovados.
A expectativa é que o PSU atraia candidatos de diversas regiões do Brasil e do exterior, contribuindo para a interiorização da produção científica e fortalecendo a identidade dos programas de pós-graduação da Unesp. “Vamos consolidar uma identidade para os programas de pós-graduação da Unesp, ampliando a visibilidade, a diversidade e a excelência da nossa pós-graduação”, destaca a pró-reitora.
Com 34 unidades distribuídas em 24 cidades do estado de São Paulo, a Unesp é referência nacional e internacional em pós-graduação. De acordo com a Capes, 63% dos seus programas possuem os conceitos mais altos possíveis, o que demonstra a qualidade e o reconhecimento da instituição.
Essa iniciativa da Unesp representa um avanço significativo para a democratização do ensino superior, especialmente para mulheres e grupos sociais historicamente sub-representados na academia, abrindo caminhos para mais diversidade e inclusão no ambiente acadêmico.
Este conteúdo foi elaborado com base em informações da assessoria de imprensa da Unesp.

Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA