Oncoclínicas inaugura unidade integrada para câncer de cabeça e pescoço em Nova Lima
Novo serviço oferece diagnóstico rápido e tratamento multidisciplinar para melhorar a qualidade de vida dos pacientes
A Oncoclínicas, maior grupo dedicado ao tratamento do câncer na América Latina, inaugurou uma nova Unidade Integrada de Câncer de Cabeça e Pescoço no Cancer Center em Nova Lima (MG). A iniciativa marca o encerramento do Julho Verde, mês dedicado à conscientização sobre esse tipo de câncer, e tem início dos atendimentos previsto para agosto de 2025. As informações são da assessoria de imprensa da companhia.
O objetivo principal da nova unidade é aprimorar o tratamento e ampliar a eficácia dos diagnósticos, respondendo a um cenário preocupante: segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), cerca de 80% dos casos de câncer de cabeça e pescoço no Brasil ainda são detectados em estágios avançados. Para reverter esse quadro, a Oncoclínicas aposta em um modelo integrado que reúne diagnóstico, tratamento e reabilitação em um único fluxo coordenado.
Este projeto piloto oferece uma avaliação completa em até sete dias úteis, agilizando o cuidado e promovendo uma abordagem multidisciplinar. “O câncer de cabeça e pescoço, muitas vezes, compromete funções como fala, deglutição e aparência, exigindo não só agilidade no cuidado, mas também uma abordagem integrada e multidisciplinar, que impacte positivamente os desfechos clínicos e a qualidade de vida do paciente”, explica a oncologista Aline Lauda, líder do projeto.
A unidade conta com centro cirúrgico, consultórios, exames de imagem e ambulatório para lesões pré-malignas e nódulos cervicais, tudo em um só local. A equipe multidisciplinar é formada por oncologistas, cirurgiões, radio-oncologistas, endocrinologistas, radiologistas, dentistas, nutricionistas e outros especialistas. Todos seguem protocolos clínicos alinhados ao Dana-Farber Cancer Institute, centro de referência mundial afiliado à Faculdade de Medicina de Harvard, parceiro da Oncoclínicas na América Latina.
O atendimento será direcionado tanto para pacientes já diagnosticados quanto para aqueles com suspeita da doença e sintomas persistentes, como aftas na boca ou garganta que não cicatrizam em três semanas, nódulos no pescoço ou alterações nas estruturas da região da cabeça e pescoço.
A Oncoclínicas&Co possui um modelo hiperespecializado e inovador, com mais de 2.900 médicos especialistas em oncologia e presença em 40 cidades brasileiras, totalizando mais de 140 unidades. Com foco em pesquisa, tecnologia e inovação, o grupo realizou cerca de 682 mil tratamentos nos últimos 12 meses, seguindo padrões internacionais de excelência e integrando medicina de precisão e genômica.
Com essa nova unidade, a Oncoclínicas reforça seu compromisso em oferecer um atendimento mais ágil, integrado e humanizado, ampliando as chances de diagnóstico precoce e tratamentos eficazes para o câncer de cabeça e pescoço, uma doença que impacta diretamente a qualidade de vida das pacientes.

Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA