Como higienizar seu celular sem danificar o aparelho e proteger sua saúde
Descubra dicas práticas para limpar um dos objetos mais contaminados do dia a dia, segundo especialista
Você já parou para pensar em quantos germes e microrganismos seu celular pode carregar? Esse aparelho, que está sempre ao nosso lado, é um dos objetos mais contaminados do dia a dia, pois entra em contato constante com as mãos e diversas superfícies, muitas vezes sujas. Segundo Heitor Mazziero, especialista do Grupo Bralimpia e associado da ABRALIMP (Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional), “temos o hábito de deixá-los em bancadas, bancos de carro, móveis e até no banheiro, ambientes com diferentes níveis de contaminação”.
Mas a boa notícia é que é possível higienizar o smartphone de forma eficaz e segura, sem danificar a tela sensível ou as partes plásticas do aparelho. A seguir, confira as orientações práticas para manter seu celular limpo e proteger sua saúde, com base nas informações da assessoria de imprensa da ABRALIMP.
Primeiramente, evite usar álcool em gel ou produtos clorados para limpar o celular, pois eles podem oxidar a tela e danificar componentes internos. Em vez disso, prefira álcool isopropílico 70% ou detergente neutro, que limpam sem agredir as superfícies e ajudam a reduzir a carga microbiana.
Use sempre um pano de microfibra para a limpeza. Aplique o produto escolhido no pano, nunca diretamente no celular, e faça movimentos suaves e unidirecionais, de cima para baixo. Movimentos circulares devem ser evitados, pois apenas espalham a sujeira.
Outro ponto importante é a dupla limpeza: primeiro remova as sujeiras visíveis e, em seguida, aplique o desinfetante. Isso evita a formação de biofilmes, uma película microscópica que dificulta a ação dos desinfetantes.
Além disso, a limpeza do celular deve ser uma rotina. Não adianta higienizar o aparelho apenas uma vez por semana se suas mãos tocam em corrimões, maçanetas e depois no celular sem lavar. O ideal é incluir a limpeza do smartphone na rotina diária de higiene das mãos.
Para facilitar, mantenha sempre um frasquinho de álcool isopropílico e um pano próprio para limpeza na bolsa ou no carro. E, claro, nunca esqueça de lavar as mãos com frequência para reduzir o risco de contaminação.
A ABRALIMP, que reúne mais de 240 empresas do setor de limpeza profissional no Brasil, reforça a importância desses cuidados para a saúde pública e o bem-estar da população. Com essas dicas simples, você pode manter seu celular limpo, protegido e livre de microrganismos prejudiciais.
Cuide da sua saúde e da sua rotina com atenção aos detalhes do dia a dia, começando pelo seu smartphone!

Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA