Fórum Estadão Think debate avanços e desafios no combate ao câncer no Brasil
Evento gratuito em São Paulo reúne especialistas para discutir prevenção, tratamento e políticas públicas oncológicas
No próximo dia 31 de julho, o Unibes Cultural, em São Paulo, será palco do Fórum Estadão Think: Retratos do Câncer – Jornadas contra o câncer, um evento que visa ampliar a compreensão sobre os desafios da oncologia no Brasil e debater soluções para o cuidado oncológico no país. Com inscrições gratuitas, o encontro acontece das 9h às 17h30 e conta com o patrocínio de importantes instituições do setor de saúde, além do apoio institucional de hospitais renomados.
Organizado em quatro painéis e três brand talks, o fórum reunirá representantes do Instituto Nacional de Câncer (Inca), da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC), além de profissionais médicos, pesquisadores e executivos da área da saúde. A programação abordará temas essenciais como prevenção, diagnóstico precoce, acesso a tratamentos e gestão das redes de saúde, com foco em questões estruturais e sistêmicas que impactam o cuidado oncológico no Brasil.
O primeiro painel, “Prevenção, diagnóstico e tratamento no Brasil: avanços, desafios e sustentabilidade”, contará com a participação de Andreia Melo, chefe da Divisão de Pesquisa Clínica e Desenvolvimento Tecnológico do Inca, e Angélica Nogueira, presidente da SBOC. Eles discutirão as barreiras estruturais e culturais no acesso à prevenção, rastreamento, diagnóstico e tratamento, além da sustentabilidade do Sistema Único de Saúde (SUS) diante das terapias atuais e de alto custo. Também serão explorados temas como a jornada do paciente, a navegação no sistema e o papel da rede de apoio.
O segundo painel, “O futuro do tratamento oncológico: inovação, sustentabilidade e equidade”, com a presença da diretora do Instituto Vencer o Câncer, Ana Maria Drumond, abordará os desafios para garantir a sustentabilidade financeira do SUS, a democratização do acesso e o papel do Brasil no cenário global de pesquisas e avanços científicos.
No terceiro painel, “Cuidados paliativos e qualidade de vida: humanizando a jornada oncológica”, serão discutidas práticas humanizadas e iniciativas que promovem o bem-estar durante todo o tratamento, mesmo em contextos desafiadores, reforçando a importância do acolhimento e suporte integral ao paciente.
O quarto painel, “Câncer no Brasil: desigualdades regionais e soluções para um acesso equitativo”, analisará as disparidades regionais no tratamento oncológico e estratégias para enfrentá-las. Participarão Luciana Holtz, psico-oncologista e presidente do Instituto Oncoguia; Maria Del Pilar Estevez Diz, diretora do Corpo Clínico do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp); e Marlene Oliveira, presidente do Instituto Lado a Lado pela Vida.
Além dos painéis, o evento contará com uma entrevista especial com a criadora de conteúdo Fabiana Justus e três brand talks que abordarão temas como a consolidação do Brasil entre as referências globais no tratamento do câncer, câncer de pulmão e câncer de mama.
O Fórum Estadão Think: Retratos do Câncer será transmitido ao vivo pelas plataformas digitais do Estadão, ampliando o alcance das discussões. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site oficial do evento.
Este encontro representa uma importante oportunidade para ampliar o debate sobre o câncer no Brasil, reunindo especialistas e promovendo reflexões fundamentais para o avanço da oncologia, com foco na prevenção, tratamento e políticas públicas que garantam acesso equitativo e qualidade de vida às pacientes.
Dados fornecidos pela assessoria de imprensa do Estadão Blue Studio.

Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA