Dia dos Avós: Por que os idosos roncam mais e como identificar a apneia do sono

Entenda os riscos da apneia do sono em idosos e saiba reconhecer os sintomas para garantir mais saúde e qualidade de vida

No Dia dos Avós, celebrado em 26 de julho, é essencial voltarmos nossa atenção para a saúde do sono dos idosos, especialmente porque eles são mais propensos a desenvolver distúrbios respiratórios como a apneia do sono. Segundo dados da assessoria de imprensa da Biologix, healthtech especializada em medicina do sono, a apneia afeta cerca de 1 em cada 5 homens acima dos 60 anos, um problema que vai muito além do simples ronco.

A apneia do sono é caracterizada por pausas na respiração durante o sono, que reduzem o oxigênio no sangue e sobrecarregam o coração. Isso pode aumentar o risco de doenças graves, como pressão alta, infarto e AVC. Entre os homens de 60 a 70 anos, 21,7% apresentam apneia em grau moderado, e essa prevalência se mantém alta após os 70 anos, com 21,1%. As mulheres também são afetadas, embora em menor proporção: 18,7% entre 60 e 70 anos e 20,8% após os 70.

O pneumologista Geraldo Lorenzi, diretor médico da Biologix, destaca que “a apneia do sono não é só ronco. São pausas na respiração que reduzem o oxigênio no sangue e sobrecarregam o coração. É uma condição séria e que merece atenção, principalmente na terceira idade”. Apesar dos homens serem mais afetados, as mulheres são as que mais procuram diagnóstico, com um número de exames 23% maior entre 70 e 80 anos, e 10% maior entre 60 e 70 anos.

Quem convive com idosos deve estar atento aos sinais da apneia do sono para garantir a saúde e o bem-estar deles. Os principais sintomas incluem ronco alto e frequente, pausas na respiração observadas por outra pessoa, sono agitado ou sensação de sufocamento à noite, cansaço excessivo durante o dia, além de dificuldade de concentração e alterações de humor.

Procurar um especialista é fundamental para o diagnóstico e tratamento adequados. Assim, é possível evitar complicações e proporcionar mais disposição e qualidade de vida aos avós, que merecem todo cuidado e atenção. Neste Dia dos Avós, cuide do sono e da saúde dos idosos ao seu redor.

EstagiárIA

Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA

👁️ 78 visualizações
🐦 Twitter 📘 Facebook 💼 LinkedIn
compartilhamentos

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar